Acontece

Grupontapé de Teatro estreia espetáculo “Por de dentro”

Peça ficará em cartaz, neste mês de novembro, na Escola Livre de Teatro, com entrada franca.

Um dos mais tradicionais grupos de teatro de Uberlândia, o Grupontapé de Teatro, que completa, neste mês, 20 anos na estrada estreará espetáculo que promete encantar o público. A peça “Por de dentro” inspirada na obra do mineiro João Guimarães Rosa ficará em cartaz, na Escola Livre de Teatro (Rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida), nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 deste mês, sempre às 20 horas, com entrada gratuita.

“Por de dentro” é um mergulho na ancestralidade do homem de Minas Gerais, com seus anseios, desejos, idiossincrasias e visões de mundo. Com bom humor e poesia, seis atores se revezam entre personagens e narradores, contando histórias de um universo rural particular e que traz em si a universalidade de questões existenciais ligadas ao amor, ao sexo, à existência, à dualidade entre homem e mulher, à relação do homem com a natureza.

Responsabilidade social

Para aproveitar o clima de final de ano, o Grupontapé aproveitará o momento de estreia do espetáculo para realizar uma ação social. Durante este mês e dezembro, a trupe arrecadará brinquedos, numa campanha de Natal que beneficiará crianças carentes de Uberlândia.

Portanto, as pessoas interessadas em prestigiar a peça teatral e que queiram contribuir com a campanha, podem deixar as doações na Escola Livre do Grupontapé.

Foram meses de pesquisa e estudo para montar o espetáculo, como conta a diretora do núcleo artístico do Grupontapé de Teatro, Katia Lourenço: “Dessa vez, decidimos pesquisar a obra do mineiro João Guimarães Rosa.

Workshops também fizeram parte do trabalho de toda a equipe composta pelos atores Katia Lourenço, Katia Bizinotto, Marcial Rezende, Juliana Nazar, Juliano Rodrigues e Cássio Machado. Todos com larga experiência nas artes cênicas. O objetivo foi levar os atores para buscarem caminhos que levassem à  criação de personagens, textos e cenas.

Durante o processo, o grupo foi assessorado por reconhecidos profissionais das artes como o ator, diretor e dramaturgo Eduardo Moreira, do grupo Galpão de BH, que dividiu suas experiências sobre o universo de Rosa, bem como o da dramaturgia; a requisitadíssima Babaya Morais preparadora vocal de importantes grupos e artistas; o músico Makely Ka que compôs algumas das músicas do espetáculo e coordenou um seminário sobre o universo roseano além  do iluminador Alexandre Galvão criador da iluminação de vários espetáculos premiados.

Foto: Divulgação/Grupontapé / Peça Por de Dentro

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top