Redação | Comercial
Acontece

Captação de água do Tijuco já é acionada em alguns períodos do dia

Diante da estiagem que atinge a região e, sem previsão de chuva para os próximos dias, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), já está acionando o sistema de captação de água do Rio Tijuco em alguns períodos do dia, conforme informações da Assessoria de Comunicação da autarquia.

Segundo informações, quando o consumo está alto, o nível Ribeirão São Lourenço, responsável pelo abastecimento da cidade, baixa, inviabilizando a captação das quatro bombas. “Quando baixa muito o nível do São Lourenço, uma das bombas é desligada para que o ribeirão possa se recuperar; enquanto isso, no Rio Tijuco, uma das bombas é acionada”, explica assessoria.

Recentemente o gerente de operações da SAE, Carlos Humberto Franco Machado, falou, em entrevista ao Pontal em Foco, que a média de consumo de água por habitante em Ituiutaba é maior que a média nacional. “Enquanto a média nacional é de 160 litros por dia cada pessoa, em Ituiutaba, cada habitante consome cerca 200 litros d’água por dia”, explicou.

Apesar de, tanto o Ribeirão São Lourenço, quanto o Rio Tijuco estarem com a vazão abaixo do normal, por enquanto, o gerente descartou a possibilidade de racionamento de água este ano.

Em outubro de 2015, a autarquia adotou o rodízio de abastecimento de água nos bairros da cidade, em regime de 24h por 48h, ou seja, um dia de corte para cada dois normalizados.

 

Sobre o autor

Jaqueline Barbosa

Jornalista tijucana, com formação em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo na Universidade de Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR