Redação | Comercial
Acontece

Captação de água do Tijuco já é acionada em alguns períodos do dia

Diante da estiagem que atinge a região e, sem previsão de chuva para os próximos dias, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), já está acionando o sistema de captação de água do Rio Tijuco em alguns períodos do dia, conforme informações da Assessoria de Comunicação da autarquia.

Segundo informações, quando o consumo está alto, o nível Ribeirão São Lourenço, responsável pelo abastecimento da cidade, baixa, inviabilizando a captação das quatro bombas. “Quando baixa muito o nível do São Lourenço, uma das bombas é desligada para que o ribeirão possa se recuperar; enquanto isso, no Rio Tijuco, uma das bombas é acionada”, explica assessoria.

Recentemente o gerente de operações da SAE, Carlos Humberto Franco Machado, falou, em entrevista ao Pontal em Foco, que a média de consumo de água por habitante em Ituiutaba é maior que a média nacional. “Enquanto a média nacional é de 160 litros por dia cada pessoa, em Ituiutaba, cada habitante consome cerca 200 litros d’água por dia”, explicou.

Apesar de, tanto o Ribeirão São Lourenço, quanto o Rio Tijuco estarem com a vazão abaixo do normal, por enquanto, o gerente descartou a possibilidade de racionamento de água este ano.

Em outubro de 2015, a autarquia adotou o rodízio de abastecimento de água nos bairros da cidade, em regime de 24h por 48h, ou seja, um dia de corte para cada dois normalizados.

Jaqueline Barbosa

Jornalista tijucana, com formação em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo na Universidade de Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *