Acontece

UEMG Ituiutaba realiza 5° Simpósio Itinerante de Saúde Mental com grande programação; evento inicia nesta terça-feira (14)

O Simpósio Itinerante de Saúde Mental chega em sua quinta edição em Ituiutaba. O evento é realizado pelo o Curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Unidade Ituiutaba) com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Tio Doc.

O evento colocará em pauta a discussão da Importância da Luta Antimanicomial, que visa garantir os direitos e cidadania das pessoas portadoras de transtornos mentais. O objetivo é que esses pacientes possam receber tratamentos de forma adequada, partindo de uma perspectiva de resgaste do ser, de sua subjetividade e dignidade, sem que haja nem um tipo de repressão e discriminação. De modo que o tratamento seja pautado em uma vida em sociedade com condições de liberdade de expressão e cidadania.

O evento em 2019 traz temas relevantes na saúde mental, já que a ausência total ou parcial de saúde mental está se tornando uma epidemia. Na abertura do evento será tratado o tema da “Saúde Mental do Estudante Universitário”. Os outros temas que serão abordados são “Saúde Mental do Trabalhador”, “Direito à Saúde Mental” e “Saúde Mental na Infância e Adolescência”.

Também serão realizados minicursos com as temáticas de Acompanhamento Terapêutico, Saúde Mental no Contexto Hospitalar e Transtorno de Personalidade Antissocial.

Na quarta-feira, 15 de maio, a partir de 18h, ocorrerá na Praça Conego Ângelo (Praça da Prefeitura) o Sarau “Direito às Diversas Gentes: de Mão Dadas Contracorrentes”, que contará com várias apresentações artísticas e culturais, dentre elas o Coral do CAPS II Tio Doc – Alma Viva.

As atividades serão abertas ao público, sendo que apenas para participar dos minicursos será necessário realizar a inscrição, que poderá ser feita no momento da abertura, com o custo de R$20,00.

O CAPS II Tio Doc tem como objetivo ofertar cuidados para pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente ou com sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas para maiores de 18 anos. Ele está localizado na Rua Coronel Joaquim Carvalho, n° 319, Bairro Maria Vilela, com Atendimento multiprofissional, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top