Redação | Comercial
Acontece

UFU e UEMG aderem à Greve Nacional de amanhã (28); Saiba quais serviços serão afetados em Ituiutaba

Há dois dias para a greve geral programada por entidades sindicais de todo o Brasil, a previsão é de que diversos serviços públicos sejam afetados pela paralisação. Entretanto, ao contrário do que vêm prometendo as lideranças sindicais das grandes cidades brasileiras, em Ituiutaba a movimentação de grevistas deverá ser tímida.

A reportagem do Pontal em Foco entrou em contato com os principais sindicatos na cidade, a fim de apontar quais serviços deverão ser afetados na cidade. Confira:

UFU

Conforme o Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia, (Adufu), foi deliberado, em assembleia, que os professores da universidade, no dia 28, irão paralisar, em adesão à Greve Geral. Porém fica a critério de cada professor, parar ou não. Ainda segundo professor do sindicato, entrevistado pela reportagem do Pontal em Foco, o movimento é bem recebido e tem apoio de alunos e servidores.

UEMG

O Sindicato dos Professores da Universidade do Estado de Minas Gerais – SindUemg – em Assembleia Geral no dia 24, também decidiu, em unanimidade, através dos professores presentes, a adesão à Greve Geral Nacional nesta sexta-feira (28). Segundo informações da direção do campus da UEMG, em Ituiutaba, os professores já informaram o departamento que não irão trabalhar amanhã. Sendo assim, apenas a diretoria irá funcionar.

FTM

Segundo informações apuradas pela reportagem do Pontal em Foco, na Faculdade do Triângulo Mineiro (FTM) os trabalhadores não chegaram a combinar paralisação amanhã (28). Portanto, até segunda ordem, as aulas acontecem normalmente na instituição.

Escolas Públicas

Assim como nas últimas grandes manifestações contra a reforma da previdência, as escolas da rede pública, não deverão ter aulas amanhã (28). Os trabalhadores da educação municipal, decidiram que irão paralisar também na sexta-feira (28) para a categoria ajudar na divulgação da greve geral.

Correios

Apesar de o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Triângulo e Alto Paranaíba terem confirmado a adesão à greve nacional, em Ituiutaba, tanto as agências quanto o serviço de entrega de correspondências seguirão normalmente.

Saúde

Apesar do apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde de Ituiutaba à Greve Geral, conforme informações da diretoria do sindicato, fica a critério de cada trabalhador aderir ou não à greve do dia 28. “O empregador poderá, desta forma, descontar o dia de trabalho do salário do funcionário que aderir à greve”, informou o Sindicato.

Bancos

Assim como os profissionais da saúde, os bancários também estão apoiando a Greve Geral mas, a decisão de paralisação na sexta-feira (28), também vai ficar a cargo de cada trabalhador, uma vez que o dia poderá ser descontado do salário.

Justiça

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (SitraeMG) anunciou que a categoria decidiu em uma assembleia geral na última quinta-feira (20) que eles iriam participar dos protestos de 28 de abril. “A paralisação foi aprovada praticamente por unanimidade, apenas dois servidores se abstiveram e nenhum votou contra a adesão à greve”, afirmou a entidade.

Greve Geral

A Greve Geral irá acontecer amanhã (28) como forma de protesto contra a Reforma Trabalhista e da Previdência, proposta pelo governo de Michael Temer. Em Ituiutaba, a concentração será a partir das 8h, na Praça da Prefeitura.

Essa semana, o presidente exonerou alguns de seus Ministros que têm mandato na Câmara, para que possam retornar ao Legislativo e ajudem na aprovação do texto da Reforma da Previdência e a Trabalhista, sendo esta última aprovada ontem (26).

Jaqueline Barbosa

Jornalista tijucana, com formação em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo na Universidade de Uberaba

Uma resposta para “UFU e UEMG aderem à Greve Nacional de amanhã (28); Saiba quais serviços serão afetados em Ituiutaba”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
FECHAR
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.