Acontece

Último LIRAa de 2017 é realizado em Ituiutaba

Aproximadamente 40 agentes de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Ituiutaba, devidamente caracterizados com uniformes, identificados com crachás, iniciaram nesta segunda-feira (16), o terceiro e último trabalho de pesquisa sobre o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) 2017.

Por recomendação e definição do Ministério da Saúde, e com os dados em mãos do último Lira, os agentes estarão até a próxima sexta-feira, 20, pesquisando em todos bairros de Ituiutaba, com prioridade nos quarteirões previamente definidos em mapa, e checando os locais com maior suspeita de existência do foco.

Segundo a Coordenação do Programa de Controle da Dengue do CCZ, os índices anteriores, realizados nos meses de janeiro (4.5) e Março (6.0) mantiveram altos e alarmantes, e tem muito a ver com período de intensas chuvas. O período chuvoso, combinado com o clima quente, favorece o surgimento de focos para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A recomendação é fazer visitas de amostragem em até 20% do total imóveis da zona urbana.

“Os números finais serão apresentados ao Secretário de Saúde, o médico Elias Hércules Neto, para em seguida, informar ao Ministério da Saúde e posterior divulgação à imprensa e a população. Será com base neste próximo índice, a realização de trabalhos adequados como mutirão ou prosseguimento com ações de orientação e conscientização da população, sobre maneiras de se prevenir e ajudar a eliminar os focos”, disse Suendi Rodrigues Monteiro, Coordenadora do Programa.

Para o secretário, Elias Hércules, a principal recomendação para a população é não deixar água parada em suas casas, principalmente agora que começam as pequenas chuvas e o calor começa a ficar mais intenso, ambiente que é favorável para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

(Via Ascom Prefeitura)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO