Agronegócio

Codemig vira sociedade de economia mista

Envasamento de água mineral é uma das atividades da Codemig (Foto: Codemig)

O governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), sancionou nessa quinta-feira (4) a Lei 22.828, que transforma a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em sociedade de economia mista. A norma entrou em vigor nessa quinta-feira, quando foi publicada no Diário Oficial “Minas Gerais”.

O texto – de autoria do próprio governador e aprovado na Assembleia em segundo turno em dezembro do ano passado – autoriza o Poder Executivo a fazer os procedimentos de venda de ações da empresa, porém veda a transferência de seu controle acionário.

A nova lei determina que o Estado continuará com, no mínimo, 51% do capital votante da Codemig, porém só pode transferir seu controle acionário com autorização legislativa. Dessa forma, o governo pretende vender os outros 49% das ações da empresa.

De acordo com a lei, as empresas públicas e sociedades de economia mista têm como atribuições legais a exploração de atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou a prestação de serviços, ainda que em regime de monopólio.

ATUAÇÃO

A Codemig atua em três eixos estratégicos:

Mineração, energia e infraestrutura. Engloba negócios com minério de ferro, nióbio e terras-raras, além da geração de energia termelétrica e fotovoltaica.

Indústria criativa. Inclui o gerenciamento de espaços de eventos e a busca de oportunidades em segmentos como moda, gastronomia e gemas, além de incentivo ao turismo a partir das estâncias hidrominerais e à preservação do patrimônio histórico. E também gerencia modal aéreo.

Indústria de alta tecnologia. Envolve materiais estratégicos, o segmento aeroespacial, de biotecnologia, semicondutores e tecnologia da informação.

Fonte: O TEMPO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR