Redação | Comercial
Agronegócio

Gurinhatã terá coleta de embalagens de agrotóxicos

Órgãos e instituições ligadas ao setor produtivo rural se mobilizam em Gurinhatã para aperfeiçoar o sistema de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, e realizarão no dia 24 de outubro, evento para recolhimento das embalagens.

Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Francisco de Assis Cardoso (Peninha), esse trabalho irá mobilizar a Prefeitura Municipal, IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e Sindicato Rural.

Durante esse trabalho de conscientização e aprimoramento da ação, cada órgão estará assumindo a sua responsabilidade diante da necessidade, tendo total suporte do INPEV para receber as embalagens e emitir o comprovante de devolução.

A Legislação Federal (Lei 9.974 / 2000 e Decreto 4.074 / 2002) determina que a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas cabe a todos os agentes atuantes na produção agrícola: agricultores, canais de distribuição/ cooperativas, indústria fabricante e poder público.

O INPEV representa a indústria fabricante nesse processo, retirando as embalagens vazias que foram devolvidas nas unidades de recebimento e as enviando para a correta destinação – reciclagem ou incineração.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *