Redação | Comercial
Agronegócio

Semana do Peixe incentiva o consumo do pescado em todo o país

A partir da última sexta-feira (1/9), começou em todo o país a XIV Semana do Peixe, com o tema “Saúde e Sabor”. A campanha nacional reúne a cadeia produtiva do setor e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Agrário (Seda), Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além das instituições que integram o programa + Gastronomia.

O objetivo da Semana do Peixe, que vai até o dia 15 de setembro, é fomentar o consumo de pescado no Brasil e divulgar os benefícios deste alimento.

A campanha incentiva ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras ações.

“Estamos felizes em participar pelo terceiro ano consecutivo da Semana do Peixe. Nesta edição, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda) ampliou sua atuação para fomento da cadeia produtiva do pescado com várias ações na capital e no interior de Minas Gerais. Essa mobilização do Governo de Minas Gerais, em parceria com diversas instituições envolvidas nessa cadeia produtiva, é importante para garantir mais acesso da população ao pescado e também gerar emprego e renda no setor, além de promover uma alimentação saudável e nutritiva para mineiros e mineiras”, diz o secretário da Seda, Professor Neivaldo.

Minas Gerais ocupa o 9º lugar na produção nacional aquícola, com volume aproximado de 26 mil toneladas de pescados por ano, sendo que a tilápia responde por mais de 90% do volume total.

(Via Agência Minas)