Agronegócio

Subsídio para silagem deve beneficiar 80 produtores no primeiro semestre

Serviço oferece, a preços acessíveis, maquinário e assistência técnica para a produção de silagem

O subsídio concedido pela Prefeitura de Uberlândia a produtores rurais para a confecção de silagem deve atingir um número recorde de atendimentos neste primeiro semestre de 2018. A expectativa é que até julho, cerca de 80 propriedades sejam atendidas com o serviço, 20 a mais do que no mesmo período de 2017. Em pouco mais de uma semana desde o início da iniciativa, oito produtores já fizeram uso do benefício para colheita de milho e sorgo em suas lavouras.

 

A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos oferece a pequenos produtores o empréstimo de maquinário com valor 50% menor do que o de mercado, além de fornecer a mão de obra para operação.

 

Uma das propriedades já atendidas é a Fazenda Laje do produtor Paulo Carrijo. De acordo com Leando Carrijo, filho do proprietário, a política da gestão municipal facilitou bastante a sua atividade. “Sem essa ajuda, ficaria difícil para nós colhermos o milho. Fui um dos primeiros a tomar providência e pedir esse apoio para fazer a colheita na hora certa”, disse.

 

A produção da silagem tem o objetivo de processar os grãos de milho ou sorgo, a fim de obter nutrientes de qualidade para a alimentação de animais como gados e equinos, substituindo o pasto em períodos de seca.

Estrutura e mão de obra

A prefeitura oferece à comunidade, por meio de subsídios, cinco conjuntos de maquinário, que dispõem de um trator e uma ensiladeira cada. Também é dada assistência técnica (agrícola e veterinária) durante as diferentes etapas da colheita.

 

De acordo com o diretor de agropecuária do município, André França, são 12 servidores a campo a fim de orientar os produtores. “São agrônomos, veterinários e outros profissionais atuando para garantir o máximo de resultados da safra, além de utilizar corretamente o produto na alimentação destes animais”, comentou.

 

A secretária responsável pela pasta, Walkíria Naves, destacou que o trabalho é de extrema importância para o homem do campo. “É um grande benefício para o pequeno produtor, que não tem condições de ter o seu próprio equipamento. Por meio da secretaria, essas pessoas conseguem um trabalho de qualidade por um preço muito mais acessível”, ressaltou.

 

Inscrições

 

As inscrições para receber o benefício seguem abertas. Não existe limite de inscritos. Os interessados devem comparecer ao Anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, no bairro Planalto, localizada na avenida das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto, Zona Oeste de Uberlândia, das 8h às 17h.

 

Após o contato, a secretaria agenda uma visita à área rural para avaliar se as condições da propriedade se encaixam nos requisitos do programa. São avaliados critérios como o tamanho da lavoura e outros recursos de produção, no sentido de assegurar a prestação do serviço a pessoas que, de fato, necessitam.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos números (34) 3232-4336 e 3229-2914.

Inscrições:

Local: avenida Gameleiras, 10 – bairro Planalto

Horário de Funcionamento: 8h às 17h

Telefones: (34) 3232-4336 / (34) 3229-2914

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR