Redação | Comercial
Educação

Ciências Contábeis da UFU/Ituiutaba se destaca com nota 4 no Enade

Da UFU, apenas os cursos de Administração e Ciências Contábeis fizeram a avaliação. Foto: Arquivo

O curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Ituiutaba, foi destaque no resultado do Exame Nacional de desempenho de Estudantes (Enade). Segundo dados, o curso obteve conceito 4 no Enade, compondo um seleto grupo de apenas 26% dos cursos avaliados de todo o país.

Os dados completos foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e diz respeito à avaliação feita em 2015 por 447 mil universitários de instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o país. Foram mais de oito mil cursos avaliados em mais de duas mil instituições.

As notas são distribuídas de um a cinco e, aqueles que obtêm a partir da nota 3 têm desempenho considerado satisfatório.
Os cursos que têm notas insatisfatórias podem receber sanções do MEC, entre elas a proibição de abrir novas vagas e de oferecer programas de incentivo, como o Prouni, que dá bolsas de estudos, e o Fies, que oferece financiamento para os universitários. A maior parte dos cursos de graduação do país, 57,7%, obtiveram nota 3.

Em Ituiutaba, as três instituições de Ensino Superior de modalidade presencial participaram na prova, sendo, além da UFU, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg Campus Ituiutaba) e a Faculdade do Triângulo Mineiro (FTM).

Da UFU, além de Ciências Contábeis, o curso de Administração também participou do Enade e obteve um resultado dentro da média satisfatória, que foi conceito 3.

Já, da Uemg, apenas os cursos de direito e psicologia fizeram o Enade, sendo que o Direito conseguiu nota 2 e Psicologia, nota 3.

Os três cursos da FTM participaram do Enade. Sendo Ciências Contábeis e Administração com conceito 3 e Publicidade e Propaganda com conceito 2.

Para a avaliação dos resultados, a reportagem considerou o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que leva em conta a nota da prova e outros itens, entre eles a titulação do professores e a avaliação que o aluno faz da estrutura da faculdade.

Os dados podem ser acessados pelo site do Inep, ou baixados neste link.

(Jaqueline Barbosa)

Tags:

Jaqueline Barbosa

Jornalista tijucana, com formação em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo na Universidade de Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.