Pontal em Foco

Congo “Filhos da Luz” do CAIC brilha no Encontro de Congos e Moçambiques de Centralina

Congo “Filhos da Luz” do CAIC brilha no Encontro de Congos e Moçambiques de Centralina
outubro 02
15:33 2013

CongoFilhosdaLuzCAIC2Out13

Recentemente, o Congo “Filhos da Luz” da E. M. “Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC, participou de mais um Encontro de Congos e Moçambiques na cidade de Centralina – Minas Gerais. Os integrantes do “Congo Filhos da Luz”, sob coordenação do Monitor William Cândido, realizaram uma belíssima performance composta de sons e movimentos sincronizados.

Estiveram presentes no evento, representando a cidade de Ituiutaba, educandos, pais e responsáveis, educadores e a equipe gestora do CAIC, composta por: Maria Madalena da Rocha Abrão (Diretora Geral), Dinair Caldeira de Andrade Silva (Diretora da Escola), Maria Madalena da Silva (Vice-Diretora), Beatriz Oliveira Menezes (Especialista em Educação), Elaine Aparecida da Silva (Assistente), Fernando Donizet Rosa Gonçalves (Coordenador de Esportes), Jane Maria de Andrade (Professora), Marluce Batista Nascimento (Professora), Rosimeire Cristina da Silva (Professora), Renata Costa Silva Oliveira (CEMAP/SMEEL), “Congo da Libertação”, no qual William Cândido integra como Capitão, “Congo Camisa Verde” integrantes da Fundação Zumbi dos Palmares de Ituiutaba – FUMZUP, a entidade foi de primordial importância e parceira para a realização de nossa viagem para o evento.

Ao chegar à cidade, as crianças foram conduzidas à residência de integrantes do Congo Beija Flor de Centralina, que receberam a todos com um farto e delicioso café da manhã. Dirigiram-se a uma igreja, recebendo as bênçãos para a festa, onde foi realizado o hasteamento da bandeira. Em seguida percorreram as principais ruas da cidade até o Clube local, onde foi servido o almoço. Logo após houve uma confraternização amistosa entre os participantes. No trajeto de volta foi realizado o cortejo pelas ruas da cidade, momento em os participantes do evento despediram-se do encontro e retornaram para Ituiutaba.

“Ressaltamos a importância da participação de nossos educandos em eventos deste porte, onde a difusão, divulgação e valorização da nossa cultura afrobrasileira, garante-lhes um aprendizado para a vida. Notoriamente, as raízes de um povo constituem nossa referência cultural; a cultura africana é presença marcante em todas as raças. Portanto, necessário se faz lembrar, ressaltar e integrar os currículos escolares. Esse é um compromisso com a lei 10639/03 que tem sido respeitado e cumprido em nossas escolas”, avalia o corpo docente da instituição.

O CAIC, especialmente realiza em todos os anos, com dedicação, projetos e atividades envolvendo educadores de todos os Núcleos escolares, alunos, pais, comunidade e parcerias afins. Além deste evento, a escola participou efetivamente do Encontro Regional de Congos e Moçambiques de Ituiutaba, e está se preparando para o V Encontro de Congadeiros do CAIC, que está previsto para o mês de novembro.

Share Button

Leia também

Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um comentário

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Current ye@r *