Cotidiano

Cemig recomenda atenção especial com ligações provisórias neste carnaval

Somente profissionais habilitados e devidamente autorizados podem fazer as ligações

O carnaval é uma das festas mais populares do mundo e mobiliza milhões de pessoas em todas as partes do Brasil. Além disso, a economia é bastante movimentada e estruturas são criadas para a comodidade dos foliões. Para isso, a energia elétrica é fundamental para o funcionamento de comércios e barracas provisórias para o atendimento ao público.

Dessa forma, os organizadores também devem ficar atentos sobre o prazo de atendimento para solicitar as ligações provisórias. De acordo com Elieser Francisco Correa, gerente de Relacionamento Comercial da Cemig, o ideal é que os requerimentos sejam enviados à Cemig com, no mínimo, dez dias de antecedência.

“Caso seja necessária a ligação provisória de energia elétrica, o responsável deve ir até a agência da Cemig mais próxima, informar o local e os equipamentos elétricos a serem utilizados e pagar uma taxa referente à prestação do serviço que será executado por técnicos da empresa. Além disso, todo serviço de instalação elétrica interna das barracas deve ser feito por profissional especializado do ramo, eletricista predial ou padronista”, afirma o gerente.

As barracas devem ter suas instalações elétricas protegidas por disjuntor e serem feitas por um eletricista profissional. A fiação deve ser disposta de forma que fique protegida, para não haver o risco de energização acidental da estrutura das barracas, o que ocasionaria risco iminente às pessoas, podendo resultar em acidentes graves e até fatalidades.

Além disso, os enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos à rede elétrica. Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados de bandeirinhas e de demais materiais que apresentem risco de incêndio.

Não deixe o choque elétrico acabar com a energia do seu carnaval:

  • Para a instalação de enfeites em ruas e praças, respeite a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. O ideal é manter uma distância bem maior.
  • Não instale enfeites ou qualquer outro tipo de adereços utilizando os postes e pontaletes de padrão da Cemig como forma de fixação dos mesmos.
  • Não utilize arame ou fio metálico para afixar bandeirinhas e demais enfeites.
  • Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projetem contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.
  • Não faça gatos. Se for necessário, solicite à Cemig uma ligação provisória.
  • A instalação elétrica das barracas deve ser feita por eletricista profissional, disposta de forma protegida contra esforços mecânicos e protegida por disjuntor termo-magnético.
  • Nunca tente retirar qualquer tipo de material que, por qualquer motivo, possa estar preso à rede elétrica.
  • Não se aproxime de fios partidos caídos ao solo ou dependurados nos postes de energia. Impeça que outras pessoas se aproximem, e avise imediatamente a Cemig através do Fale com a Cemig – 116.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR