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Cotidiano

DER-MG dá dicas para quem vai pegar estrada com chuva

Atenção redobrada do motorista e revisão veicular estão entre cuidados que podem fazer a diferença e evitar acidentes

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É importante verificar se tudo está em bom funcionamento para rodar sem riscos nas ruas e rodovias

Nos últimos dias, o período chuvoso tem se intensificado em Minas Gerais, condição adversa que reduz a visibilidade do condutor dos veículos, diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência. Por esse motivo, os motoristas devem redobrar a atenção, para evitar os riscos de acidentes, principalmente em feriados prolongados – que têm maior movimentação nas estradas -, como o Carnaval.

Para conscientizar os condutores e tornar o trânsito mais seguro, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) orienta como se deve conduzir um veículo nessas condições. Um dos principais cuidados começa, inclusive, antes mesmo de o motorista sair de casa, com a revisão completa do automóvel, fundamental para verificar se tudo está em bom funcionamento e se o veículo não oferece riscos se a chuva começar durante o trajeto.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, o número de acidentes de trânsito tende a aumentar nesse período e, por isso, épocas de chuva demandam cuidados redobrados na direção. “Em situações de pista molhada e temporais, que reduzem a visibilidade e a aderência do pneu, o motorista precisa manter a calma, prudência e ter muita atenção”, destaca.

Nesse sentido, uma das principais dicas diz respeito ao estado de conservação dos pneus, que são fundamentais para manter a estabilidade do automóvel na pista. 

Outra dica é reduzir a velocidade e ter mais cuidado ao frear. Quanto maior a velocidade do veículo, menor o controle por parte do motorista. Por isso, ao dirigir na chuva, a recomendação é trafegar sempre em velocidade que proporcione uma observação mais apurada dos obstáculos que possam aparecer ao longo da pista.

O DER-MG destaca as principais dicas para o condutor:
 

  • Só ultrapassar se tiver total segurança e visibilidade;
  • Manter distância segura em relação ao veículo da frente;
  • Se precisar parar no acostamento, ligar o pisca-alerta, sinalizar com o triângulo e pedir aos ocupantes que saiam do veículo e fiquem longe da pista, em local seguro;
  • Manter os vidros do veículo sempre limpos e as palhetas de limpador do para-brisas em bom estado de conservação;
  • Motociclistas devem usar roupas apropriadas, como capa ou macacão impermeável;
  • Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;
  • Acender as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;
  •  Evitar frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.

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Publicidade na pandemia: é hora de se reinventar

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Foto: Reprodução

A crise do Coronavírus tem trazido sérios problemas a quase todos os segmentos do mercado mundial. O momento é crítico, a quarentena obrigou inúmeras lojas a ficarem fechadas, reduzindo seu faturamento a zero durante todo esse período.

Naturalmente, grande parte dos gestores concentra seus esforços em equilibrar, na medida do possível, a situação financeira das empresas. Porém, é importante lembrar que a comunicação tem seu papel, e não menos importante, neste momento de enfrentamento de dificuldades.

Apesar do equilíbrio financeiro ser crucial para a manutenção das empresas, é necessário manter o foco na comunicação com o seu público-alvo, evitando o ostracismo comercial e, principalmente, a sensação de ‘abandono’ de mercado que a sociedade possa sentir neste atual cenário.

Ações planejadas e equilibradas dentro da nova realidade devem, e muito, fazer parte da estratégia de gerenciamento de crise de qualquer empresa atualmente.

As marcas que se encolhem neste momento de dificuldade correm sérios riscos de perder fatias de mercado quando o cenário começar a retomada. Um estudo recente da Kantar Ibope Media mostra que as marcas que mantêm a comunicação em foco nos momentos de crise, tendem a retornar e crescer até 5 vezes mais que as demais.

No entanto, mais importante que comunicar, é entender que o cenário mudou e a forma de fazer publicidade também deve mudar. O que se fazia até dezembro de 2019 talvez já não seja o indicado.

Um outro estudo da Kantar Ibope Media mostra que as pessoas esperam, e com razão, que as empresas sejam úteis na luta contra a pandemia, informando à sociedade todo o esforço que está fazendo para ajudar a sociedade. Grandes marcas e conglomerados já entenderam isso. A LVMH, maior conglomerado de luxo do mundo, dona de marcas como Louis Vuitton, direcionou suas fábricas de perfumes para produzir álcool em gel para a devastada Europa. No Brasil, o exemplo mais notório é da Ambev, que também está produzindo álcool em gel para distribuir nos hospitais públicos. Há também grifes que direcionaram toda a sua produção para confeccionar roupas de proteção para os profissionais de saúde, deixando a coleção Outono-Inverno para um outro momento.

E a sua empresa, o que está fazendo? O seu público tem acompanhado?

Obviamente, nem todo mundo tem condições de fazer ações notórias, de grandes proporções, mas cada um pode ajudar de sua forma. Não abandone seu público. Pode gravar stories em suas redes sociais com dicas, com conversas do dia a dia, com humanização da mensagem e apoio, indicando que estão juntos neste momento. Só não vá querer anunciar preço e venda a qualquer custo, isso não tem sentido agora, por mais que faturar seja necessário.

É hora de reforçar os laços, de demonstrar união e, acima de tudo, uma oportunidade para sua marca entrar de vez no dia a dia do seu público.

A sociedade espera coragem e responsabilidade para enfrentar esta crise e, acredite, as empresas serão os guerreiros na linha de frente. Não abandonem a luta, nós vamos vencer!

Elói Naves

Sócio-Diretor Comercial do Pontal em Foco

Graduado em Propaganda e Marketing

Especialista em Planejamento de Mídia

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Presidente da ACII confirma reabertura do comércio de Ituiutaba para o dia 13 de abril

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Foto: Pontal em Foco

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba – ACII e membro do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Ituiutaba, Mario Jacob Yunes confirmou ao Pontal em Foco na reunião ocorrida na última segunda-feira, 6, na sede do 54° Batalhão de Polícia Militar, o Comitê decidiu pela reabertura seletiva do comércio de Ituiutaba a partir de segunda-feira, 13 de abril. “Até lá, nós, como empresas, precisaremos nos adequar com relação aos equipamentos de assepsia como álcool em gel, álcool 70% ou água e sabão, para funcionários e clientes, marcar distanciamento de dois em dois metros, funcionários acima de 60 anos deverão permanecer em casa e, principalmente, possibilitar o uso de máscaras de pano por cem por centro dos funcionários”, explicou.

Mario explicou ser importante a utilização desses dias justamente para que os empresários possam realizar as adequações necessárias. A ACII apresentou proposta e firmou compromisso de que as empresas fornecerão máscaras aos colaboradores, utilizando durante o seu expediente.

Ação

O Pontal em Foco apurou que a ACII está buscando costureiras para fabricar o maior número de máscaras possível. Estas máscaras serão fornecidas, ao preço de custo de R$ 2,50 às empresas que queiram adquirir para fornecer aos funcionários.

Decreto

Na reunião que definiu a mudança e a data para reabertura do comércio é elaborada ata, sendo as informações repassadas ao Poder Executivo. Assim, para que haja efetividade, é necessário que o prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, publique novo decreto para que, de fato, o comércio possa voltar a funcionar na próxima segunda-feira, 13.

A assessoria de comunicação informou na manhã desta terça-feira, 7, que o documento até o momento não foi assinado pelo chefe do Executivo.

Covid-19

Conforme boletim diário divulgado pela Prefeitura de Ituiutaba na última segunda-feira, 6, 123 casos suspeito da doença eram monitorados pelas autoridades de Saúde. Do total, cinco testes Swap testaram negativo para a doença e dois casos foram clinicamente descartados. Além disso, um paciente encontrava-se hospitalizado.

No total, até a divulgação dos dados, 16 coletas Swap haviam sido feitas, sendo que não há previsão para entrega dos demais resultados.

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Frigorífico confirma encerramento de atividades em Ituiutaba e aponta fatores; leia nota oficial

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Conforme noticiou o Pontal em Foco, nos últimos dias foi disseminada nas redes sociais a informações sobre o possível fechamento de um frigorífico instalado em Ituiutaba. O vereador Juninho da JR gravou um vídeo e fez questionamento ao Ministério Público de Minas Gerais e ao Poder Executivo sobre a questão, pontuando os prejuízos para o município com os inúmeros postos de serviços perdidos e sobre a arrecadação de impostos.

A Prefeitura de Ituiutaba divulgou posicionamento na última segunda-feira, 6, quando informou não ter sido notificada sobre o encerramento das atividades da empresa. Já nesta terça-feira, 7, o Frigwest Frigorífico Eireli enviou nota oficial onde, infelizmente, confirmado a encerramento das atividades em Ituiutaba. Além disso, a diretoria da empresa informou ainda que é falsa a notícia de que a unidade se transferirá para Uberlândia.

Leia na íntegra!

“O FRIGWEST  FRIGORÍFICO EIRELI, vem comunicar que a partir da data do dia 06/04/2020 se viu obrigado a paralisar suas operações nesta cidade de Ituiutaba.

Essa empresa como todos sabem tem matriz na cidade de São José do Rio Preto – SP, e se viu obrigada a encerrar suas atividades  da filial de Ituiutaba, esta difícil decisão se deve a vários fatores externos que impactaram negativamente em sua normalidade operacional, os quais podemos elencar:

  • O processo do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG contra a empresa e a Prefeitura Municipal de Ituiutaba, o que resultou na anulação da doação do imóvel de sua planta industrial, inviabilizando seu lastro patrimonial, objeto de garantia em empréstimos contratados;
  • Ante a anulação da doação do imóvel, a empresa ficou impossibilitada de fazer investimentos com o fito de atender as determinações dos órgãos públicos, dentre eles o SIF o que acarretará em paralisação das atividades;
  • A explosão do Coranavírus no Brasil, que em face da quarentena obrigatória imposta pelas autoridades sanitárias, reduziu drasticamente o consumo de carne;
  • A inação da Prefeitura Municipal de Ituiutaba em não contestar os termos propostos pelo MPMG na ação de reversão da doação;
  • O agravamento da situação econômica da Matriz da empresa em São José do Rio Prêto (SP), também em função da economia ante as restrições consequentes do coronavírus no Brasil;

Não obstante esses fatores,  a diretoria do FRIGWEST FRIGORIFICO EIRELI, está envidando todos os esforços para honrar seus compromissos assumidos com seus parceiros fornecedores, bem como com seu quadro de funcionários.

Dessa forma, esperamos mais uma vez contar com a compreensão de cada um de nossos parceiros fornecedores, lamentando profundamente encerrar as atividades nesta cidade, cujos cidadãos, comércio, pecuaristas e funcionários, nos recebeu de forma tão brilhante e acolhedora.

                                    Atenciosamente,

              FRIGWEST FRIGORIFICO EIRELI”

Prefeitura de Ituiutaba emite posicionamento sobre fechamento de frigorífico

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