Pontal em Foco

Escorpiões causam preocupação em moradores de Ituiutaba

Moradores de Ituiutaba têm relatado a incidência de escorpiões em residências de vários bairros no município.

Um internauta contou que encontrou dois dos animais no interior de sua casa. Primeiro ele se deparou com um filhote que se encontrava na parede de um dos quartos do imóvel. O segundo, de maior tamanho, foi localizado em uma toalha de banho que se encontrava no banheiro.

Ele capturou os mesmos e os colocou em um recipiente com álcool. Diante do fato, o mesmo repassou a informação para vários de seus contatos, orientando quanto aos cuidado a serem tomados.

Em outro caso, uma internauta contou ter localizado um escorpião escondido em meio às plantas de sua residência.

Entenda

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves em crianças e idosos.

Os escorpiões não gostam de claridade. Durante o dia procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem.

Os escorpiões vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vivem sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos.

Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos(buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).

Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos(baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda.

Cuidados

Mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado.

Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. Cuidado ao mexer em caqueiros e xaxins.

Sapos e galinhas são inimigos naturais dos escorpiões. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.

Prevenção

Evite acumular lixo e entulho perto de casa; tape as frestas e buracos das paredes; sacuda sapatos e roupas antes de usá-los; não guarde objetos embaixo das camas; afaste as camas das paredes; manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados; atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando; use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido; cuidado ao trabalhar com carregamentos de lenha, madeira tijolos e telhas e preserve os sapos: eles são predadores naturais dos escorpiões.

Acidentes

Em caso de acidente leve o acidentado de forma imediata ao atendimento hospitalar mais próximo de sua região para tomar o soro apropriado. Se possível leve o escorpião para identificação. Isso facilitará na hora do atendimento. Para coletá-lo, utilize um graveto e empurre o animal para dentro de um vasilhame. Você também pode utilizar uma pá de lixo para colocar o animal em um recipiente.

Add comment