Pontal em Foco
Foto: Juarez Rodrigues/EM

Ituiutaba é uma das cidades com previsão de fortes chuvas nas próximas 24 horas; leia nota oficial da PMMG

Foto: Juarez Rodrigues/EM

Foi identificada a possibilidade de tempo severo em grande parte do Estado de Minas Gerais para as próximas 24 horas. São temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial.

A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, intensificada pela formação de um sistema de baixa pressão, deverá produzir volumes de chuva significativos em áreas da porção Centro/Norte/Oeste/Leste de Minas Gerais com acumulados entre 100 e 150mm, nas próximas 24 horas, não se descartando acumulados próximos aos 200mm. Entre as cidades do triângulo mineiro que poderão ser atingidas incluem Ituiutaba, Frutal, Uberlândia, Uberaba, Araxá.

Nota oficial

Considerando o atual período chuvoso, com previsão de chuva acumulada de maior intensidade para toda a Região Sudeste, abrangendo os municípios do Triângulo Mineiro, o Comando da 9ª Região, responsável pela segurança de toda a comunidade norte triangulina, esclareceu que vem buscando atuar preventivamente, mantendo permanente contato com a Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros Militares e setor de meteorologia da Universidade Federal de Uberlândia a fim de prevenir e antecipar as ações neste período, bem como possibilitar ações rápidas de resposta, quando necessário.

É importante que ações de autoproteção sejam adotadas, de forma a minimizar possíveis danos e preservar vidas, tais como:

  • evitar locais que sabidamente ocorrem alagamentos ou inundações;
  • procurar locais seguros durante a ocorrência das chuvas;
  • caso perceba queo nível de água ou enxurrada está aumentando, permanecer em local seguro até que verifique seu escoamento;
  • não tentar atravessar locais de alagamento ou enxurrada;
  • evitar permanecer próximo a leitos de rios, pois os níveis podem subir repentinamente;
  • ao conduzir veículo em local com pista molhada, manter toda cautela, uma vez que o asfalto torna-se bastante escorregadio e a visibilidade fica prejudicada durante as chuvas;
  • Acompanhar as informações pelos noticiários, informes da Defesa Civil e pelos meios eletrônicos normalmente utilizados pela Defesa Civil para comunicar os alertas.

A Defesa Civil de Minas Gerais está disponibilizando um sistema de alertas em que, para se cadastrar, basta o cidadão enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e informar o CEP de sua residência.

A PMMG está em plenas condições de atender às pessoas no momento da crise, no pós crise e, principalmente, na prevenção.

Add comment