Cotidiano

Profissionais do SAMU são homenageados durante solenidade em Ituiutaba

O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, recebeu autoridades, servidores da Administração e populares em uma solenidade que lembrou o primeiro ano de atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município e rendeu homenagens aos socorristas e demais pessoas que integram o SAMU na área de abrangência do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Triângulo Norte.

Durante a solenidade, o secretário executivo do Cistri, Rodrigo Alvim, fez uma apresentação dos números alcançados nos primeiros 365 dias de trabalho do SAMU nos 26 municípios que integram o Consórcio, demonstrando a importância do atendimento pré-hospitalar e o correto encaminhamento dos pacientes, conforme a necessidade apurada pelos socorristas.

“Um dos maiores entraves que encontramos desde que começou a ser cogitada a implantação do SAMU na região foi ideia errada de que o serviço provocaria o aumento da demanda por atendimento no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Ao contrário disto, reduzimos consideravelmente o encaminhamento de pacientes para lá, fato este que posteriormente foi reconhecido publicamente por diretores do HC”, comentou Rodrigo Alvim.

Para o secretário de Saúde de Ituiutaba, Elias Hércules, a instalação do SAMU é o divisor de águas quando se fala em atendimento médico de urgência e emergência no município. “Esta foi, sem dúvida alguma, o principal ato desta administração na área de saúde pública. Ganhamos tempo, otimizamos recursos e melhoramos o atendimento, que consequentemente se traduz em inúmeras vidas que foram salvas neste curto período de tempo”, disse.

O prefeito Fued Dib relembrou a difícil trajetória percorrida até que fosse aprovada a instalação do SAMU através do Cistri. “Tivemos que enfrentar a oposição da prefeitura de Uberlândia, que por questões políticas, se colocou contra a instalação do SAMU. Tivemos que assumir a cota do projeto que caberia a Uberlândia, que representava quase 50% do custo de manutenção do SAMU, que é calculada pelo número de habitantes de cada município. Felizmente, conseguimos convencer o governador e hoje o SAMU é uma feliz realidade aqui em Ituiutaba”, disse.

O prefeito encerrou a solenidade cumprimentando os socorristas que ainda estavam nas cadeiras do plenário da Câmara Municipal, uma vez que durante o evento duas equipes tiveram que sair para prestar atendimentos de emergência. “Este trabalho de vocês precisa ser conhecido, reconhecido e reverenciado pela população de Ituiutaba. Parabéns a todos vocês pela entrega, profissionalismo e comprometimento com a sublime missão de salvar vidas”, concluiu Fued Dib. 

Foto: Ascom Ituiutaba

Mais Lidas

To Top