Cotidiano

Tempestade com raios intra-nuvem impressiona população em Ituiutaba e região; 271 raios nuvem-solo atingiram Gurinhatã

Na noite da última terça-feira, 8, uma tempestade com grande quantidade de descargas elétricas e vento forte atingiu o Pontal do Triângulo Mineiro. Em Ituiutaba, vários internautas se manifestaram por meio das redes sociais comentando e registrando o fenômeno. Algumas pessoas se mostravam até apreensivas por conta da quantidade de raios visíveis no céu.

Em busca de informações sobre a tempestade, o Pontal em Foco entrou em contato com a assessoria de comunicação da Cemig, que repassou dados interessantes sobre o clima durante a última terça-feira.

No vídeo acima, um internauta registrou parte do fenômeno em um vídeo. Assista!

Em uma contagem disponibilizada pelo serviço de meteorologia da empresa estão os registros de raios nuvem-solo, ou seja, aqueles que de fato atingiram a superfície terrestre. Em algumas cidades não ocorreram tantos raios nuvem-solo, mas outras cidades do Triângulo foram bem atingidas: Ituiutaba: 6; Santa Vitória: 7; Monte Alegre de Minas: 0; Ipiaçu: 0; Capinópolis: 0; Uberlândia: 4; Gurinhatã: 271; Sacramento: 162; Araxá: 478; Perdizes: 359; Coromandel: 120 e Abadia dos Dourados: 101.

Segundo os especialistas da Cemig, é possível que o que tenha ocorrido em Ituiutaba e outras cidades da região tenham sido raios intra-nuvem, que são descargas que ocorrem entre as nuvens e não atingem o solo.

O som emitido por esse tipo de evento é semelhante ao de raios nuvem-solo, o que pode dar a impressão de que muitos raios atingiram a região. Não houve interrupções de energia em Ituiutaba no dia 8 de janeiro causadas por descarga atmosférica.

Foto: João Paulo Costa/Arquivo Pessoal
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR