conecte-se conosco

Cotidiano

Tijucano, Tenente Coronel Marcelo Franklin é o novo comandante da Esquadrilha da Fumaça

Publicado

em

O pátio de aeronaves da Academia da Força Aérea foi palco de mais uma página na história da Esquadrilha da Fumaça. Encerrando as atividades de 2019, ex-integrantes, convidados e amigos do Esquadrão puderam acompanhar, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a Cerimônia de Passagem de Comando da Esquadrilha da Fumaça.

Após dois anos como Comandante, o Tenente Coronel Marcelo Oliveira da Silva passou o comando para o Tenente Coronel Marcelo Franklin Rodrigues. A cerimônia militar foi presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Contou, também, com a presença do Major Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, do Major Brigadeiro Ricardo Reis Tavares, Assessor Especial do Ministro de Estado da Defesa e do Brigadeiro Paulo César Andari, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, além de autoridades civis e militares da região de Pirassununga(SP).

O momento mais esperado ocorreu logo no início da Cerimônia, quando as sete aeronaves surgiram no horizonte. Liderando a formação, e em voo invertido, o Tenente Coronel Marcelo conduziu as outras seis aeronaves em voo normal para a passagem da liderança em voo ao Tenente Coronel Franklin, que assumiu como novo líder da formação. Todos os presentes puderam ouvir as palavras do novo líder através do rádio: “Assumo, em voo, a liderança da Esquadrilha da Fumaça”.

Ao abandonar a formação, o líder substituído realizou suas últimas manobras a bordo de uma aeronave da Fumaça, despedindo-se diante da plateia presente. Após o pouso e perfiladas em frente ao público, as aeronaves, uma a uma, ligaram suas fumaças em uma singela homenagem ao líder que ora se despede do Esquadrão.

A solenidade teve sequência com o ato de Passagem de Comando, presidido pelo Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. Em suas palavras de despedida, emocionado, o Tenente Coronel Marcelo fez um agradecimento às famílias, que “seguram as pontas nos seus lares da melhor forma possível, para que seus esposos e esposas cumpram suas missões pelo Esquadrão”. Dirigindo-se aos atuais integrantes, também deixou um recado: “Continuem sempre levando mais alto o nome da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira e do nosso país, sempre com muita segurança e profissionalismo. Obrigado pela amizade. Espero reencontrá-los em breve”.

Mineiro de Ituiutaba, o novo Comandante, Tenente Coronel Franklin é um velho conhecido da equipe.

Ele ingressou na Esquadrilha da Fumaça em 2009, voando nas posições de número 2, ala direita, e número 7, isolado. Em 2013 e 2014, também participou do processo de implantação da aeronave A-29 Super Tucano no Esquadrão, despedindo-se da equipe ao final desse período. Em dezembro de 2017, retornou à Esquadrilha da Fumaça para assumir a função de Oficial de Operações e revezar a posição de número 1, líder, com o Tenente Coronel Marcelo. Em 2018, foi selecionado para assumir o Comando da Fumaça. “Ao saber que havia sido designado para comandar a Esquadrilha da Fumaça, meu sentimento foi de gratidão à Força Aérea por me confiar tão importante cargo”, comenta. “Sei da responsabilidade inerente à posição que assumirei e espero estar sempre em condições de atender aos anseios da equipe e às necessidades da instituição”. Experiente no voo de demonstração, o Tenente Coronel Franklin possui aproximadamente 4.900 horas de voo, já tendo realizado mais de 260 demonstrações na Fumaça.

Texto: Capitão Grothe
Fotos: Suboficial Ribeiro e Soldado Messias (AFA)

Cotidiano

Comunicado orienta sobre atendimento para recebimento de crediário no comércio de Santa Vitória

Publicado

em

A Associação Comercial e Industrial – ACISV e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Vitória emitiu um comunicado nesta terça-feira, 31 de março, destacando que o comércio fará atendimento exclusivo para recebimento de crediários. “Nada mudou em relação ao decreto de calamidade pública do Governo do Estado de Minas Gerais”, enfatizou a presidente Luzia Queiroz.

Conforme o comunicado, os comerciantes continuam tendo que respeitar as restrições impostas no Decreto, ou seja, a flexibilização é apenas para recebimento exclusivo de crediário por parte dos clientes.

Normas a serem cumpridas

– O comerciante deverá manter a sua porta minimamente aberta, ou seja, não é para deixar a porta totalmente aberta. Deixar o espaço para que uma pessoa possa passar;

– Deverá adentrar ao interior do estabelecimento, somente um cliente por vez;

– O comerciante deverá oferecer álcool gel ou líquido a 70% na entrada para higienização das mãos dos clientes;

– Caso haja fila, colocar um funcionário para organizar a distância entre um cliente e outro.

Fonte: Correio SV

Continue lendo

Cotidiano

FIEMG disponibiliza lives informativas para empresários e sociedade; participe

Publicado

em

De terça a sexta-feira, nesta semana, especialistas da FIEMG trarão informação, análise e dicas para o empresário e a sociedade. Participem enviando suas dúvidas, a partir das 11h, pelo perfil do instagram: @fiemgoficial.

Confira a programação:

31/3 (terça-feira)

Impactos econômicos

Daniela Britto – gerente de Economia da FIEMG

 

01/4 (quarta-feira)

Orientações trabalhistas

Erika Morreale – Presidente do Conselho de Relações do Trabalho da FIEMG

 

02/4 (quinta-feira)

Cuidados no ambiente de trabalho e home office

Carla Sirqueira – Gerente do Centro de Inovação em Ergonomia do SESI MG

 

03/4 (sexta-feira)

Prevenção e saúde

Fernanda Zanetti – Coordenadora de Promoção da Saúde da Gerência de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI MG

Continue lendo

Cotidiano

Defensoria Pública em Ituiutaba atenderá plantões para urgências de Saúde em abril; veja os dias

Publicado

em

Foto: Pontal em Foco

O atendimento da Defensoria Pública de Minas Gerais está suspenso até o dia 30 de abril de 2020, conforme Resolução Conjunta 01/2020 DPG e CG-DPMG. Todos os casos que foram agendados para o mês de abril de 2020 serão reagendados após a Pandemia do COVID-19.

Conforme a DPMG, haverá plantão voluntário dos defensores públicos para urgências de casos exclusivos de Saúde nos dias 02, 07, 15, 22 e 28 de abril. Não haverá expediente na Defensoria Pública de Minas Gerais em Ituiutaba nos dias 01, 14, 16, 23, 27 e 29 de abril.

Nos demais dias estarão disponíveis aos assistidos informações pelo telefone (34) 3261-0480. No feriado dos dias 8, 9 e 10 de abril (semana santa) e 20 e 21 de abril de 2020 não haverá plantão.

Continue lendo

+ lidas