Redação | Comercial
Cultura

EMCANTAR Social abre 120 vagas gratuitas para oficinas de artes cênicas

Inscrições vão até 10 de Fevereiro.

Em 2017, o Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas – Ano III dará continuidade ao projeto que já acontece há dois anos com crianças e adolescentes moradores de bairros de periferia de Uberlândia/MG.

Todas as oficinas serão realizadas no contra turno do horário escolar, com carga horária de 02 horas/oficina, de Fevereiro a Junho e Agosto a Novembro de 2017, e envolverão teatro, expressão corporal, música, além de jogos e brincadeiras da cultura popular.

De acordo com Ana Lopez, diretora do EMCANTAR Social, serão abertas quatro turmas e oferecidas 120 vagas gratuitas para as crianças e adolescentes da região leste de Uberlândia, sendo que 60 dessas vagas serão para aqueles participantes que já fazem parte do Programa e desejam continuar.

“Crianças de outras regiões podem procurar a secretaria onde acontecem as oficinas para tentarem uma vaga, mas as crianças da região leste terão prioridade”, ressalta Lopez.

As oficinas para iniciantes acontecerão às segundas-feiras das 8h30 às 10h30 para crianças de 06 a 09 anos, e às quartas-feiras das 14h às 16h para adolescentes de 10 a 14 anos. Já as turmas de continuidade terão dois turnos de formação­­­ que acontecerão às quartas e sextas-feiras das 8h30 às 10h30 e às segundas e quintas das 14h às 16h com participantes de 10 a 14 anos.

Durante o ano, serão realizados três eventos com apresentações artísticas dos participantes das oficinas em espaços públicos e coletivos da comunidade. “A expectativa é que, além de desenvolverem seus talentos e se sentirem criadores de um espetáculo, essas crianças e adolescentes possam levar suas criações para a comunidade e trocar experiências artísticas”, afirma a diretora.

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas de 1º a 10 de Fevereiro no Clube Cesag (Rua Maria Augusta de Moraes, 04), no bairro Alvorada. No local, também serão realizadas oficinas de audiovisual, literatura e violino durante este ano.

O Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas – Ano III é realizado pelo EMCANTAR Social, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Instituto Algar.

 

Sobre o EMCANTAR Social

O EMCANTAR Social é uma das frentes de atuação da Cia Cultural EMCANTAR, cujo propósito há 20 anos é fazer arte e encantar pessoas. Nas ações do EMCANTAR Social, mais de 20 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em cerca de 30 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, além de escolas da rede pública de ensino fundamental. As atividades envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo publicado 07 livros de autoria coletiva, 02 DVDs com produções audiovisuais em câmeras de telefone celular, 01 CD e mais de 30 espetáculos inéditos resultantes de oficinas. Estas ações são viabilizadas por meio de mecanismos de incentivo à cultura e parcerias com empresas e institutos, tais como Instituto Algar, Instituto Alair Martins, SICOOB Aracoop, CDL, dentre outros.

Sobre o Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 25 cidades, 102 escolas parceiras, 8.020 mil alunos beneficiados, 225 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.150 associados da Algar.

CLOSE
FECHAR
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.