Destaque

Aeroporto de Ituiutaba poderá estar entre os beneficiados com PAC 2

     A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (20), em Brasília, que o governo investirá R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais. O plano integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

    Também foi divulgada a concessão dos aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (MG). A previsão é que o edital de licitação seja lançado em agosto de 2013 e que o leilão aconteça em setembro. Os aeroportos concedidos serão fiscalizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também é gestora dos contratos.
     O governo concederá ainda isenção de tarifas aeroportuárias para terminais com movimentação inferior a 1 milhão de passageiros por ano e subsídios para rotas entre cidades pequenas e médias. A intenção é incentivar a aviação regional.
    Em seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff, disse que as ações fazem parte de toda uma série de iniciativas tomadas para resolver os gargalos da infraestrutura do Brasil. Dilma também relatou um panorama dos aeroportos nacionais. “O Brasil dispõe de 689 aeroportos públicos, fora das capitais. Mais 31 aeroportos em capitais, totalizando 720 aeroportos públicos. E dispõe de 1900 – um pouco mais de 1900”, disse.
    De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, o Banco do Brasil ficará responsável pela gestão dos projetos e dos investimentos nos aeroportos regionais. Bittencourt disse ainda que os incentivos vão permitir que população do interior possa acessar as grandes capitais com um transporte aéreo de qualidade, além de incentivar novas rotas regionais.
    O governo federal anunciou também a criação da empresa Infraero Serviços, uma subsidiária da Infraero, que atuará em parceria com um operador internacional. O objetivo é qualificar o quadro profissional da Infraero, prestar consultoria e treinamento para melhorar os serviços prestados.


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top