Destaque

Cabo de energia é partido e fica caído energizado em rua no Centro de Ituiutaba

Foto: Winicius Soares

Durante a manhã desta sexta-feira, 19, por volta de 7h55, o internauta, Winicius Sores, ao chegar em seu local de trabalho, sendo uma empresa do gênero alimentício na Avenida Vinte e Cinco, entre 38-A e Quarenta, quando desceu se seu automóvel se deparou com um cabo de energia caído no solo. Em conversa com um vizinho da empresa, José Pedro, de 76 anos, foi informado de que o cabo estava caído desde o início da manhã.

Foto: Winicius Soares

Por já ter feito cursos de primeiros socorros e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Winicius percebeu que o fio estaria energizado por estar ainda conectado a rede. Assim, ciente do perigo que corriam as pessoas e condutores de veículos que por lá passaram, resolveu por conta própria realizar a interdição da área com cones e fita zebrada, de uso do empreendimento onde trabalha.

Foto: Winicius Soares

Posteriormente, foi feito contato com o atendimento da Cemig via 116, onde foi relatado o caso às 8h5m sendo que às 9h28, uma equipe que presta serviços para a empresa de energia compareceu ao local, orientando o internauta de que ele havia agido de maneira correta. Segundo os profissionais, provavelmente um curto na ponta do padrão de energia da casa nas imediações do fato ocasionou o rompimento do fio. Assim, foi feita a troca do cabo de energia e o problema resolvido.

Dicas em casos de fio partido

Os fios da rede elétrica podem partir-se por diversas causas, como vandalismo, pipas, colisões entre veículos em postes, dentre outras. Mesmo partidos, os fios podem estar energizados e provocar acidentes graves. Por isso, nunca toque em um fio partido. A seguir, algumas orientações:

  • não socorra ninguém que estiver preso a um fio partido. A Cemig possui profissionais treinados para lidar com essa situação. Nesses casos, avise a Cemig imediatamente e não deixe ninguém se aproximar;
  • em caso de colisão com um poste de rede elétrica, este poderá se quebrar e os fios elétricos caírem no solo, sobre cercas, sobre residências ou ainda sobre veículos. Neste caso, não saia do carro e não tente socorrer ninguém. Se houver incêndio, salte do carro com os dois pés juntos, o mais longe possível. Não encoste no veículo em hipótese alguma;
  • se um fio partido cair sobre uma cerca metálica ele pode energizá-la. Não toque na cerca e não tente retirar o fio elétrico caído sobre ela, pois você poderá sofrer choque elétrico. Se alguém estiver grudado na cerca, não tente prestar socorro. Entre em contato com a Cemig.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO