Cotidiano

Pontal em Foco apura os fatos após reclamações sobre o transporte público em Ituiutaba

Reclamações sobre o transporte público são comuns em grande parte do país, em Ituiutaba não é diferente. Através de queixas recebidas pelo Pontal em Foco sobre horários e dias de funcionamento do transporte na cidade, nosso jornalismo entrou em contato com a Paranaíba Transportes para que alguns pontos fossem esclarecidos.

Em março deste ano, após reivindicações e batalha jurídica, a gerência da empresa havia informado que existia a previsão de, até o final do mês de abril, existir a bilhetagem eletrônica em todos os ônibus da Paranaíba Transportes. Relembre.

De acordo com as informações passadas pela empresa, existem 14 veículos circulando em dez linhas na cidade, sendo oito linhas urbanas circulares; uma linha para o IFTM; e outra para a UFU. Em relação ao horário de funcionamento, os coletivos circulam das 06h até às 23h.

Elisabete Maria de Lima trabalha como garçonete no município de Ituiutaba e constantemente utiliza o transporte público da Paranaíba Transporte. Ela comentou com nosso jornalismo que utiliza o serviço das linhas Pirapitinga/Lagoa Azul II, e sempre que precisa trabalhar aos domingos tem que sair do bairro onde mora e caminhar até o Camilo Chaves para conseguir pegar o coletivo. Ouça:

A Paranaíba Transportes afirmou que, devido a demanda de passageiros, os horários mudam aos sábados depois das 13h e em domingos e feriados os transportes passam a circular de hora em hora. Quando questionada sobre atrasos e adiantamentos dos horários pré-estabelecidos, a empresa informou que os horários divergem apenas em casos de quebra.

Já o revezamento dos motoristas, ainda segundo a empresa, é feito na Praça Cônego Ângelo. O intervalo de descanso dado varia entre uma e duas horas, dependendo da quantidade de turnos do ônibus.

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As vistorias são realizadas de forma semestral, de acordo com a empresa, e há previsão de compra de novos veículos para este ano.

Idoso e Deficiente Físico
A empresa também informou que todos os transportes coletivos possuem acessibilidade, elevador para deficiente físico e assentos preferenciais devidamente especificados com adesivos de 10% dos assentos.

Todos os idosos acima de 65 anos e os deficientes físicos, legalmente identificados por documento com foto ou carteirinha especial, têm o passe livre. A aquisição é realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Municipal.
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