Destaque

Procurando emprego? Aprenda a fazer um modelo de currículo

O desemprego atinge 11% da população no Brasil. Quando a notícia da demissão chega, muitos trabalhadores se sentem perdidos, sem saber por onde começar. A diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Eliane Ramos, dá orientações de como elaborar um currículo, confira:

1- Identificação
Diga quem você é e como você pode ser encontrado, coloque informações como: Nome completo, endereço completo, telefones, e-mail, nacionalidade, idade, estado civil e número de filhos.

2 – Objetivo
Não seja um franco atirador. Defina a posição que deseja ocupar e áreas de interesse de atuação. Ex.: posição gerencial na área de recursos humanos, posição gerencial na área de RH e/ou administração financeira, posição de diretoria nas áreas de logística ou comercial, sênior na área de marketing, engenheiro de desenvolvimento de produtos, engenheiro trainee, gerente de conta em qualquer segmento, diretoria de novos negócios.

3 – Síntese das principais qualificações
Apresente uma síntese de suas principais qualificações e competências que desenvolveu ao longo de sua carreira. Procure ser breve e objetivo. Dê uma visão global, antes de detalhar as empresas por onde passou, as posições que ocupou e responsabilidades que assumiu.

4 – Empresas onde trabalhou
Indique apenas as cinco últimas. Informe porte, origem, ramo de atividade e posicionamento no mercado, posição ocupada, período (mês e ano) principais responsabilidades e resultados que obteve, relacionando-os às suas competências. Observação: para os trainees, estágios e projetos científicos devem ser ressaltados.

5 – Formação acadêmica
Graduação e pós-graduação – cite o curso, o ano de início e término, e a escola.

6 – Idiomas
Cite e informe o grau de conhecimento.

7 – Cursos
Cite apenas aqueles que têm importância significativa para a posição que você irá ocupar / empresa em que vai trabalhar. Informe carga horária.

8 – Experiências internacionais

Com informações de G1
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top