Destaque

Samu Regional deve entrar em funcionamento em até três meses

Pimentel anunciou o serviço durante encontro com prefeitos da região do Triângulo Norte / Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

O governador do estado, Fernando Pimentel, assinou, na última sexta-feira (17), documento autorizando o repasse da verba para que entre em funcionamento o Samu Regional do Triângulo Norte. Na ocasião, o governador se reuniu com gestores de 64 municípios, em Patrocínio (MG).

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Elias Hércules, é provável que as ambulâncias comecem operar em até três meses. “Cada cidade tem sua base, sendo que a central fica em Uberlândia. Serão duas ambulâncias para atender à demanda regional, sendo que uma delas é para atendimento mais complexo”, conta o secretário, que participou do evento.

De acordo com ele, a base do Samu, aqui em Ituiutaba, será junto ao Corpo de Bombeiros. “O local está estruturado, e todos os socorristas já passaram por capacitação e treinamento. Faltava apenas a liberação de recursos para o custeio do serviço”, disse.

O serviço deverá ser acionado pelo telefone 192, número da central do Samu. Um regulador central irá receber os chamados da população, vai avaliar qual o tipo de resgate que demanda aquele atendimento e encaminhar a ambulância com a estrutura necessária para prestar o socorro. “Uma dessas ambulâncias, inclusive, conta com um equipamento para fazer ressuscitação da vítima”, observa Elias.

Para o secretário, a atuação do Samu aqui em Ituiutaba vai desafogar o Corpo de Bombeiros, que hoje presta o resgate de urgência e emergência. “É um grande passo que daremos para melhorar o serviço de atendimento de urgência e emergência, que será feito por profissionais qualificados e com todo aparato e suporte estrutural necessário para o atendimento à população”.

Durante o evento, Pimentel também entregou 83 ambulâncias para 64 prefeituras e entidades filantrópicas credenciadas como prestadoras de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS) de sete Territórios de Desenvolvimento do Triângulo Norte. O município de Ituiutaba foi beneficiado com um desses veículos.

Também foram entregues 80 ônibus escolares a prefeituras de 57 municípios de Minas Gerais, beneficiando mais de 34 mil alunos das redes estadual e municipais de ensino. “Um estado com tanta diversidade precisa, fundamentalmente, daquilo que os engenheiros chamam de logística, que é o transporte, a mobilidade. Não tem como você manter equipe médica permanente em um município com um menor número de habitantes. Então, você tem de ter formas de transportar um paciente ou um médico até outro município. Não tem como nós termos escolas bem equipadas em cidades de 3 mil, 4 mil, 5 mil habitantes. Então, você tem que fazer o transporte escolar funcionar para que esses municípios, esses cidadãos e cidadãs, tenham serviços públicos de qualidade”, explicou o governador.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top