Educação

3ª Feira do Conhecimento Científico da Escola Estadual João Pinheiro foi um sucesso em Ituiutaba

Por conta do excelente resultado, parte dos trabalhos apresentados foram classificados para feiras estaduais e nacionais. Todos esses trabalhos são orientados pelo professor de Ciências Pedro Gilberto Silva de Morais, biólogo e Mestre em Ciências Veterinárias

No fim da última semana a Escola Estadual João Pinheiro realizou a 3ª FECOJP (Feira do Conhecimento Científico da Escola Estadual João Pinheiro), onde foram apresentados 42 projetos de Iniciação Científica com escrita nas normas técnicas, dos alunos dos nonos anos e do oitavo C do ensino fundamental.

Foram apresentados 30 Terrários dos alunos dos sétimos anos, 7 Projetos de pesquisas sobre o corpo humano dos alunos dos oitavos A e B e 25 projetos de maquetes com reaproveitamento de material usado com os alunos dos sextos anos do ensino fundamental.

A 3ª FECOJP teve início às 8h, com apresentações da Banda Municipal de Música José Castanheira, que além de outras peças executou o Hino Nacional Brasileiro, que foi acompanhado pelos presentes na abertura.

Durante a FECOJP os alunos apresentaram os seus trabalhos aos visitantes, que ao passarem pelas salas assinaram uma lista, entre alunos e convidados houve a passagem de 700 pessoas nas instalações da Escola Estadual João Pinheiro. Os trabalhos de Iniciação Cientifica, apresentados na FECOJP, foram avaliados por uma banca avaliadora composta por professores de outras instituições de ensino fundamental e ensino médio, graduandos das universidades da cidade e também professores das instituições de ensino superior.

A 3ª FECOJP é uma feira afiliada à FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharias) promovida na Escola Politécnica da USP em março/2019, em São Paulo -SP onde o melhor trabalho se classifica direto para ser apresentado.

Além da FEBRACE, a FECOJP é filiada à CIÊNCIA JOVEM, feira promovida pelo Espaço Ciências em RECIFE-PE que ocorrerá de 07 a 10 de novembro.

Os trabalhos de Iniciação Científica fazem parte da metodologia de ensino das turmas 8º C e dos nonos anos, onde os alunos no primeiro bimestre desenvolvem o tema a ser pesquisado, no segundo semestre é iniciado o projeto, no terceiro bimestre são apresentados os resultados parciais e no quarto bimestre há a finalização dos projetos dos alunos dos nonos anos porque eles não ficarão mais na Escola. Os alunos dos oitavos anos poderão retomar no nono ano os projetos não terminados.

Dos trabalhos apresentados foram classificados para feiras estaduais e nacionais os seguintes:

PRODUÇÃO DE MUDAS DE BARU PARA A FORMAÇÃO DE BOSQUE URBANO desenvolvido pelos alunos Luís Felipe de Melo Andradeto, Olavo de Andrade Lima Pires, Valdir Henrique Barbosa da Silva;

ROTA MIGRATÓRIA OU ÁREA DE REPRODUÇÃO DO TAPICURU DA CARA PELADA
João Victor Araújo Guimarães, Lidiane Louize Alves Costa, Vítor Emanuel da Silva Ferreira Barbosa.

Estes trabalhos foram classificados FECETE – Feira de Ciências e Tecnologias de Minas Gerais em Santa Rita do Sapucaí-MG nos dias 4 e 5 de outubro de 2018.

Tendo em vista que a Escola Estadual João Pinheiro é uma estadual onde a maioria dos seus alunos é proveniente de famílias que estão nas classes C e D, não tendo condição financeira de bancar as despesas, para isso a SER de Ituiutaba disponibilizou um veículo para levar três alunos e o professor orientando à Escola através da iniciativa da professora Isabel Cristina, que está organizando um festival de sorvete para arrecadar fundos para as demais despesas.

Para a UFMG JOVEM feira de Ciências promovida pela UFMG no campus Pampulha em Belo Horizonte nos dias 25, 26 e 27 de outubro, foi classificado o trabalho Efeitos da Deriva de Defensivos, desenvolvido pelos alunos Aluanny Oliveira Silveira, Danielle Moreira da Silva, João Lucas Oliveira de Souza, (Até o momento não se sabe se os alunos irão por falta de recursos financeiros).

Para a feira CIENCIA JOVEM, promovido pelo Espaço Ciências em Recife-PE foi classificado o trabalho Presença de Javalis no Pontal do Triângulo Mineiro, desenvolvido pelas alunas Ana Clara Nunes De Freitas, Giovanna Francesca Dias De Sousa Gomes; Samara Santos Severino. Esta feira acontecerá nos dias 7, 8, 8 e 9 de novembro de 2018, os alunos ainda não sabem se vão por falta de recursos financeiros.

Além disso, o trabalho classificado em primeiro lugar na 3ª FECOJP está automaticamente classificado para FEBRACE 2019, o trabalho que já está classificado é o trabalho é Levantamento das Habilidades e Dificuldades dos Canhotos, apresentado pelos alunos João Carlos Mendes Silva, Reinaldo Ribeiro Rezende.

Todos esses trabalhos são orientados pelo professor de Ciências Pedro Gilberto Silva de Morais, biólogo e Mestre em Ciências Veterinárias.

O público visitante foi recepcionado na instituição pela diretora Maria Hermione.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR