Redação | Comercial
Educação

Alunos ocupam UEMG de Ituiutaba em manifesto pela recondução de professores

Foto: Divulgação
Portões ficarão fechados por tempo indeterminado e, consequentemente, não haverá aula

Durante a tarde desta terça-feira, 14, por volta de 15h, alguns alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Unidade Ituiutaba) decidiram por mais uma vez, fechar os portões da universidade por tempo indeterminado.

Alunos que fazem parte dos Cursos de Agronomia, Engenharia Elétrica, Direito, Ciências Biológicas, entre outros estão ocupando o campus em manifesto que visa a “recondução” dos professores que atualmente ocupam os cargos em contratos temporários. Caso não seja feita a recondução, é necessário que o estado realize processo seletivo, assim como feito em outros anos, para a contratação dos profissionais da Educação para os semestres seguintes.

O impasse, que tem virado rotina, se dá por conta da não realização de concurso público, que seria ideal para a efetivação dos cargos dos docentes, o que resultaria no fim da instabilidade que surge ao fim de cada ano letivo.

Devido à atual situação político-econômica, o governo do Estado de Minas Gerais sequer estabelece uma previsão sobre quando se dará a realização de concurso público nas unidades da UEMG ‘recentemente’ encampadas.

Uma peculiaridade é que o movimento deflagrado por parte dos alunos no dia de hoje teve início de forma isolada, sem o consentimento ou apoio da grande maioria dos alunos da instituição, nem mesmo é encabeçado por um estabelecido movimento estudantil.

O Pontal em Foco tentou contato com a direção da UEMG de Ituiutaba, porém as ligações não foram atendidas.

Alguns alunos afirmam que o movimento tem o apoio de grande parte dos professores, devido à incerteza da continuidade do trabalho para o próximo semestre, além de outras questões relacionadas aos pagamentos.

Novas informações sobre a ocupação serão disponibilizadas a qualquer momento.

 

Uma resposta para “Alunos ocupam UEMG de Ituiutaba em manifesto pela recondução de professores”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR