Educação

Artigo assinado por professor da UFU em Ituiutaba recebe premiação nacional

Davy Antonio da Silva é cumprimentado pelo vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Marco Aurélio Cunha de Almeida. (Fotos: Divulgação/CFC)

Publicado na edição nº 218  – março/abril de 2016 – da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), o artigo “A relação entre estrutura de custos e o desempenho econômico das empresas de construção civil listadas na BM&FBOVESPA” conquistou a quarta edição do Prêmio Olivio Koliver. O troféu foi recebido pelos quatro autores do texto durante a última Reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada na sede do órgão, em Brasília (DF), no dia 24 de novembro. Todos eles são profissionais vinculados a instituições mineiras: Davy Antonio da Silva (docente da Universidade Federal de Uberlândia), Maria Eliana dos Santos (especialista em Controladoria pela UFU), Elizio Marcos dos Reis (docente da Universidade Federal de Minas Gerais) e Mateus Rocha Menezes (docente da Universidade Federal de Ouro Preto).

Criado em 2013, o Prêmio Olivio Koliver é uma importante comenda entregue aos responsáveis pelos melhores artigos científicos selecionados entre os publicados na RBC, que é editada pelo CFC. Os critérios para a definição dos trabalhos vencedores são, sobretudo, o fomento à produção e à disseminação do conhecimento na área contábil.

A cerimônia de entrega da premiação teve a participação do atual presidente do conselho, José Martonio Alves Coelho. Ao fazer o uso da palavra, ele parabenizou a coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, pela decisão de tornar a revista um produto para acesso virtual. “Esta medida foi importante para aumentar o número de leitores. Além disso, quem é do magistério sabe que é muito importante que tenhamos veículos especializados e com bons artigos técnicos”, frisou

A coordenadora, por sua vez, aproveitou o seu tempo ao microfone para comemorar as boas notícias recebidas pela revista neste ano. “Recentemente, a pontuação da RBC foi elevada ao nível T4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com relação à mudança de formato do nosso periódico, migrando do impresso e pago para o digital e gratuito, o sucesso foi imediato. Se antes contávamos com 1.500 assinantes, após a liberação do conteúdo e com a plataforma digital, apenas nos primeiros 30 dias, já obtivemos mais de 7 mil acessos”, informou. Na opinião de Jacqueline Veneroso, “com essas mudanças, o Prêmio coroa o belo trabalho que o CFC está fazendo em parceria com a academia”.

Da esquerda para a direita: Mateus Rocha Menezes, Jacqueline Veneroso, Davy Antonio da Silva, Maria Eliana dos Santos e José Martonio Coelho

Agradecimentos

Membro do corpo docente da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip) desde 2013, Davy da Silva contou que ficou surpreso e eufórico com a comenda. “Quando recebi a notícia, primeiro fiquei ‘sem chão’, pensando que era um sonho e que eu iria acordar. É uma alegria inexplicável e cuja sensação só pode ser entendida por quem passa por ela. Você faz uma viagem ao passado em minutos, pensando no esforço e dedicação para a construção do artigo; daí volta ao presente, agradece a Deus e tem a certeza de que tudo valeu a pena!”, descreveu.

Maria Eliana dos Santos teve uma reação parecida, conforme ela mesma narrou: “Foi um misto de surpresa e alegria. Foi o último artigo do qual participei antes do meu afastamento. Ele passou por uma avaliação criteriosa junto a outros excelentes trabalhos e conseguir um reconhecimento desta dimensão é muito gratificante. É muito bom ser agraciada com o Prêmio Olivio Koliver.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR