Cientes dos graves problemas, principalmente de ordem financeira, alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Unidade Ituiutaba) realizaram assembleia extraordinária estudantil na noite da última terça-feira, 22, nas proximidades da biblioteca do campus, por volta de 19h30, onde deciciu-se por maioria de votos que os discentes iriam aderir a paralisação geral nesta quarta-feira, 23, e na quinta-feira, 24. A paralisação também ocorre simultaneamente nas demais unidades da universidade no estado de Minas Gerais.
Durante a manifestação, não haverão atividades acadêmicas, que serão retomadas na sexta-feira, 25. Uma programação de atividades foi elaborada para realização durante os dias de paralisação, sendo de suma importância a presença e a participação de alunos, professores e da comunidade em geral. Uma passeata em apoio aos trabalhadores da Fundação Educacional de Ituiutaba – FEIT, que se encontram em grandes dificuldades por conta de atrasos salariais, será realizada às 16h, sendo que o trajeto será pela Avenida Dezessete, passando pelas Ruas Vinte e Dois e Vinte, retornando para concentração final na Praça Getúlio Varga, na Rua Vinte e Seis.
PROGRAMAÇAO ATO ESTUDANTIL
Quarta-Feira (23 de maio)
7h – Fechamento dos portões
8h – Oficinas de cartazes e arrecadação de alimentos para os funcionários
10h – Blitz educativa na porta da Universidade
13h – Oficina de cartazes e apresentação cultural
16h – Saída da passeata da UEMG
Aderiram ao movimento de paralisação geral de atividades as unidades da UEMG de Ituiutaba, Passos, Barbacena, Ubá, Leopoldina, Campanha, Ibirité, Divinópolis, Carangola, Diamantina, João Monlevade. A unidade Belo Horizonte está com atividades parcialmente paralisadas.
É importante ressaltar que UEMG de Ituiutaba passa por momentos conturbados desde a transição de faculdade privada para pública. Várias são as questões de instabilidade nas questões acadêmicas, estruturais e também financeiras, pois o governo do estado de Minas Gerais não tem feito os repasses dos recursos necessários para a instituição no município tijucano. Um grande alerta está ligado, a preocupação com o futuro do ensino superior em Ituiutaba é de todos, e assim deve ser tratado pela comunidade em geral, o momento é de união para a tratativa dos graves problemas.
Mais informações serão atualizadas no decorrer do dia. As questões têm sido levantadas pelo Pontal em Foco em diversas publicações. Na última sexta-feira, 18, foi feita publicação de uma matéria relacionada, veja abaixo.
