Redação | Comercial

Educação

Câmeras de segurança serão instaladas na UFU a partir de hoje (02)

Da UFU, apenas os cursos de Administração e Ciências Contábeis fizeram a avaliação. Foto: Arquivo

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) iniciará a instalação do circuito fechado de televisão (CFTV) com câmeras de segurança hoje (02). O anúncio foi feito pelo prefeito universitário João Jorge Ribeiro Damasceno, em entrevista coletiva realizada na manhã de sexta-feira (29).

No Campus Pontal, em Ituiutaba, serão instaladas instaladas 11 câmreas. Ao todo são 200 câmeras, instaladas em outros cinco campi da UFU: 90 no Santa Mônica, 45 no Umuarama, 20 na Educação Física, 19 no Glória, quatro no Complexo Esportivo do Glória e 11 em Monte Carmelo. O circuito não contempla o Campus Patos de Minas, onde as atividades da UFU acontecem em prédios alugados.

A previsão é de que o processo de instalação do circuito seja concluído em janeiro do próximo ano. Desde o dia 28/8, quando foi assinado o contrato com a empresa vencedora do processo de licitação, teve início o mapeamento dos campi para definir os pontos de instalação do circuito.

As câmeras têm capacidade para reconhecimento facial e de placas de veículos. O monitoramento será feito de forma ininterrupta em oito telões. Para manter o CFTV serão empregados R$ 165 mil por mês, repassados pelo Ministério da Educação à universidade como recursos de custeio. Ao final do contrato com a empresa terceirizada, em 2022, os equipamentos passarão a pertencer à UFU.

“A questão da segurança é muito cara [importante] para nós”, disse Damasceno. O prefeito falou ainda sobre outras medidas que vêm sendo adotadas pela universidade, como o recebimento de denúncias via Whatsapp, iniciado em junho, e o policiamento ostensivo, que começou em março. Desde então, foram presos nove traficantes de drogas dentro do Campus Santa Mônica.

(Via Ascom UFU)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR