Educação

Crianças de escolas municipais de Ituiutaba receberão visita do autor do livro Douradinho

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Esta frase, do poeta Mário Quintana, o escritor Thiago Cascabulho carrega gravada a mão no seu exemplar pessoal do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, como uma prece. Em setembro e outubro de 2019 o autor embarcará em mais uma longa turnê de encontros com alunos participantes do seu Projeto Douradinho, até 37 municípios de MG, MT e GO.

Em Ituiutaba o encontro com o autor acontecerá no dia 19 de setembro com visitas em seis escolas municipais. A caravana começa às 7h30 e termina às 17h. O autor do livro, Douradinho, Thiago cascalhudo, irá entregar os livros gratuitamente e fará contação e brincadeiras com as crianças.

O Projeto Douradinho é um programa cultural de incentivo à leitura e educação ambiental.  Com a ajuda do personagem cascudo Douradinho, que desde 2002 emociona e mobiliza gerações, o projeto vem comprovando o enorme poder transformador que existe nas comunidades escolares, e como elas são fundamentais para a formação de uma nova visão ambiental e social regenerativa.

“Nosso peixinho chegou à maioridade. Nesses 18 anos distribuímos mais de 80 mil livros, cruzei 14 estados e centenas de cidades contando e ouvindo histórias sobre os rios Brasileiros. Em 2019 a comemoração vai ser como eu gosto, com muito trabalho e na estrada”, afirma o autor.

Qualquer escola pode participar gratuitamente do projeto pelo site, mas todos os anos algumas cidades são escolhidas para receber exemplares do livro, cartilhas pedagógicas, palestras para formação de educadoras e encontros com o autor.

No primeiro semestre as 37 cidades selecionadas deste ano receberam 40 formações, com público total de 677 educadoras. Agora é a vez da criançada que leu o livro “Amiga Lata, Amigo Rio” conhecer pessoalmente o escritor Thiago Cascabulho, mostrar os trabalhos que foram produzidos ao longo do ano, tirar dúvidas e matar suas curiosidades. Serão 70 encontros.

“É muito raro para a maioria das escolas este momento, a visita do autor. Não há nada que estimule mais a leitura e a produção textual do que a percepção de que o escritor é uma pessoa de carne e osso”, diz Laura Amorim, produtora executiva do Projeto Douradinho.

O Projeto Douradinho é realizado por meio da lei de Incentivo à Cultura, e em 2019 recebeu patrocínio das transmissoras de Energia Guaraciaba e Matrinchã.

SERVIÇO:

Projeto Douradinho | literatura em defesa dos rios

O que: Encontro com o autor da obra “Amiga Lata, Amigo Rio”, Thiago Cascabulho 

Quem: crianças das escolas municipais  

Onde: 7h30- Escola Municipal Rosa Tahan

             9h- Escola Municipal Bernado José

10h30- Escola Municipal Nadime Derze

13h30- Escola Municipal Ainda Chaves Andrade

 16h- EM  Agmar Fernandes Balieiro

www.projetodouradinho.com.br

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top