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Educação

Cursos da UFU obtém conceito máximo no Enade; Administração e Ciências Contábeis do Campi Pontal estão entre os destaques

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Os cursos de Psicologia, Administração e Direito obtiveram conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). No exame, aplicado em 2018, 12 cursos da UFU foram avaliados e oito receberam notas 4 ou 5, ou seja, estão em nível de excelência. 

No chamado conceito Enade, as notas atribuídas vão de 1 a 5. Os cursos de Jornalismo, Ciências Econômicas, Administração (Ituiutaba),  Ciências Contábeis (Ituiutaba) e Relações Internacionais obtiveram conceito 4 na avaliação do Enade. Já Ciências Contábeis (Uberlândia), Design e Serviço Social, receberam nota 3, e Administração Pública, foi o único com conceito 2.

Foram inscritos no Enade 2018, 1.277 estudantes dos cursos de graduação da UFU. Destes, 1.119 realizaram as provas, ou seja, o índice de presença foi de 91,2%.

Confira o desempenho de todos os cursos da UFU no Enade 2018:

Caminhos para o conceito máximo

O curso de Administração é o mais sólido entre os cursos da UFU avaliados em 2018 no Enade. Desde o primeiro exame que participou, em 2006, obtém sistematicamente o conceito máximo (nota 5).   

Para o coordenador do curso, Eduardo Giarola, o resultado é reflexo do direcionamento voltado para a formação profissional. “Há uma preparação do aluno para o mercado durante todo o curso. Temos egressos do curso nas principais empresas do país e até fora. Acredito que a nota no Enade é uma consequência do trabalho desenvolvido durante os cinco anos de curso”. 

Quem também acredita que o desempenho no Enade está atrelado ao percurso do estudante na graduação é a coordenadora do curso de Psicologia, Tatiana Braga. “Não há um estudo específico dirigido ao Enade, pois acreditamos que o desempenho na prova deve ser reflexo do processo formativo como um todo”, explica.

Pelo segunda avaliação seguida o curso de Psicologia obteve nota máxima no Enade, a prioridade agora é manter a qualidade. “Manter ou, de preferência, melhorar as condições estruturais que permitiram o resultado atual em termos de capacitação docente, diversidade de atividades desenvolvidas no âmbito do tripé ensino-pesquisa-extensão, quantidade de professores por aluno, amplitude e consistência do projeto político pedagógico”, analisa Tatiana.

Já o curso de de Direito obteve nas últimas três avaliações, conceito 4, e após 12 anos volta a obter nota máxima na avaliação. Luciana Zacharias Coêlho, coordenadora do curso, avalia que o desempenho dos estudantes está ancorado em uma “formação sólida ao longo de todo o curso, focando não apenas no ensino, mas também na pesquisa e extensão”.  

A interação com a sociedade é apontada por Luciana como um dos destaques do curso. “A Faculdade de Direito vem privilegiando uma formação global e crítica, habilitando seus acadêmicos não apenas para o mercado profissional, mas para fazer a diferença na transformação da realidade social”, explica.

Enade

O Enade foi criado em 2004 e visa mensurar a qualidade dos cursos de graduação com base no desempenho dos estudantes concluintes em avaliação específica, voltada para cada curso. 

A avaliação no Enade considera o desempenho dos estudantes participantes nos itens de Formação Geral (FG) e Componente específico (CE). O número de alunos que compareceram ao exame também é ponderado.

A prova é aplicada anualmente, no entanto, o ciclo de avaliação é trienal. Assim, as áreas de conhecimento são avaliadas a cada três anos. 

Na edição de 2018 os participantes foram os cursos de bacharelados vinculados às Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e graduações de Tecnologia das áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

A provas do Enade são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O desempenho dos estudantes na prova influencia, além do Conceito Enade, indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC).

A participação no Enade é obrigatória aos estudantes habilitados, ou seja, a ausência injustificada prejudica a obtenção do diploma de conclusão do curso.

Provas do Enade 2019

O cronograma do Enade 2019 prevê para 24 de novembro a data de aplicação das provas. Antes, até o dia 21 de novembro, os estudantes devem preencher o Questionário do Participante.

Participam desta edição os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de bacharelado das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e de Tecnologias de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Educação

Aulas presenciais em escolas particulares são suspensas por tempo indeterminado em Minas

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A segunda vice-presidente do TRT-MG, desembargadora Camilla Guimarães Pereira Zeidler, prorrogou, na última sexta (27), em decisão liminar, a suspensão, por tempo indeterminado, das atividades desempenhadas pelos professores nas dependências das escolas particulares em todo o estado de Minas Gerais, em função da pandemia do coronavírus. Decisão anterior havia determinado a suspensão das atividades até o próximo dia 31 de março, mas, diante do contexto atual de agravamento da pandemia causada  pela  Covid-19, a desembargadora, atendendo pedido do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares do Estado, Sinpro Minas, estendeu por tempo indeterminado, os efeitos da decisão liminar anterior.

A desembargadora ressaltou que a desobediência à suspensão judicial se caracterizará, também, pela oposição de dificuldades por quaisquer das partes, com  possibilidade de apuração de eventual responsabilidade  dos  dirigentes  sindicais e  dos empregadores, inclusive de natureza penal (artigo 9º, parágrafo 2º, da CF/88). De acordo com a liminar, a compensação dos dias não trabalhados deverá ser negociada, oportunamente, entre as partes.

Presença em casos excepcionais

Sobre a presença de professores nas escolas, a desembargadora lembrou que foi permitida somente em situações excepcionais, tais como “prestação dos serviços dos médicos professores  e  demais  profissionais  que  atuam  nas  atividades-meio  de  hospitais  e unidades médicas vinculadas a instituições de ensinoVale frisar que, para fazer frente à gravidade da situação vivenciada, se faz necessário o esforço de todos, inclusive com o aproveitamento máximo dos recursos disponíveis”, afirmou.

Conforme frisou a desembargadora, o momento exige das instituições de ensino, dos professores e demais profissionais disposição para o aprimoramento e desenvolvimento de novas competências técnicas e de relacionamento interpessoal. Dessa forma, aqueles professores que têm alguma dificuldade para lidar com recursos tecnológicos podem receber o auxílio ou as orientações pertinentes de forma não presencial.

A  alegada  inexistência  de  estrutura  física  ou  de  materiais  totalmente  adequados  à  gravação  de aulas,  tampouco  justifica  o  comparecimento  dos  professores  às  escolas,  sendo  que,  por  óbvio, inúmeras  empresas,  no  Brasil  e  em  todo  o  mundo,  vem  enfrentando  dificuldades  e  buscando alternativas que preservem a vida e a saúde de seus empregados e da coletividade”, destacou a decisão.

  • PJe: 0010443-06.2020.5.03.0000 (DC) — Data: 27/3/2020
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Educação

Secretária de Educação de Ituiutaba fala sobre suspensão das atividades nas escolas até 17 de abril; ouça

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Conforme decreto publicado pela Prefeitura de Ituiutaba, diversos serviços oferecidos por entes ligados ao Executivo sofreram alterações como suspensão como medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

De forma preventiva e que antecedeu ao decreto, as aulas nas escolas da rede municipal haviam sido suspensas até nesta sexta-feira, 20, como divulgou o Pontal em Foco.

Em consonância com as orientações do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Ituiutaba e com o decreto do Poder Executivo Municipal, a Secretaria de Educação suspendeu as atividades nas escolas até o dia 17 de abril.

Na manhã de hoje, 20, Edmar Paranaíba, secretária de Educação, pontuou algumas questões sobre a decisão e ofereceu orientações aos gestores da Educação e aos pais e alunos. Ouça no áudio acima!

Aulas nas escolas da rede municipal e creches de Ituiutaba são suspensas de 18 a 20 de março

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Educação

Rede estadual tem calendário de aulas alterado como medida preventiva contra o coronavírus

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Com o objetivo de ampliar ainda mais as ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em Minas Gerais, o governador Romeu Zema determinou, nessa terça-feira (17/3), a suspensão das aulas nas escolas da rede pública estadual, por tempo indeterminado, em municípios localizados na Região Central de Minas, de acordo com referências regionais classificadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A medida foi adotada uma vez que Belo Horizonte registrou transmissão comunitária e em outros municípios da região foram confirmados casos da doença, de acordo com o último boletim divulgado pela pasta.

Para as demais escolas da rede pública estadual continuam as orientações já publicadas pelo Governo de Minas da suspensão das atividades escolares entre os dias 18 e 22 de março. Neste período, a Rede se reorganizará e avaliará as medidas que poderão ser adotadas, sempre de acordo com as diretrizes da SES-MG.

Na segunda-feira (16/3), durante divulgação à imprensa de mais medidas para o enfrentamento da pandemia, o secretário adjunto de Educação, Edelves Luna, destacou que a medida foi tomada “na perspectiva do zelo, cuidado, da reorganização, da escuta e do profundo diálogo” com todos os envolvidos. “É nesta perspectiva que essa parada se dá, a partir de quarta-feira até domingo, para acompanhar a identificação de casos em todo o estado e pensarmos quais serão as melhores medidas a serem tomadas a partir da segunda-feira, dia 23”, disse.

Para as escolas dessas regiões, a previsão de retomada das atividades escolares será no dia 23 de março. O governo estadual ressalta, ainda, que todas as medidas têm como objetivo minimizar futuros impactos da pandemia.

O recesso estabelecido pelo Governo de Minas nas escolas públicas estaduais está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país.

Cartilha

Na última semana, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a SES-MG, encaminhou às escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus (Covid-19). O material traz informações sobre o vírus, sintomas e formas de prevenir a contaminação. As dicas são voltadas para o ambiente escolar, mas podem ser utilizadas pela população de forma geral, no dia a dia.

Para consultar o material, clique aqui.

O vírus

Segundo informações disponibilizadas pela SES-MG, os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus – SARS-Cov-2 – foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Ainda de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde, coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que recebeu a descrição como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecido com uma coroa.

A SES-MG reúne todas as informações sobre a doença, formas de contágio e prevenção em uma página de referência. Acesse em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus.

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