Educação

Educação faz balanço e apresenta projetos para 2018 em Ituiutaba

Foto: Ascom Ituiutaba

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba diante do início do ano letivo, programado para a segunda-feira, 19 de fevereiro, apresentou nesta semana as principais ações realizadas no ano de 2017, e os projetos e demandas previstas para acontecerem em 2018.

De acordo com a secretária, Edmar Franco Borges Paranaíba, no ano anterior houve grandes avanços e muito trabalho para manter a qualidade do ensino na Rede Pública Municipal. Entretanto, para este ano, há projeções de se avançar ainda mais. “A nossa secretaria está com a agenda cheia, da forma que fizemos até aqui, iremos trabalhar com preocupação e zelo para o campo educacional, o esporte e o lazer em Ituiutaba, assim como pede todo o empenho de nossa parte, o prefeito, Fued Dib, desde o início da atual gestão”, disse Edmar.

Confira o balanço apresentado pela secretaria de educação:

Aconteceu no dia 2 de janeiro a licitação para aquisição de gêneros alimentícios para o preparo da merenda escolar que fornece refeições com ingredientes variados e de boa qualidade, com cardápio elaborado diariamente pela nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar; foram realizadas licitações para aquisição de gêneros alimentícios da merenda escolar para o Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA; nos dias 8 e 9 de janeiro houve convocação de servidores aprovados no último Processo Seletivo que foi prorrogado até o lançamento de novo processo que já está em andamento, visto que, não haverá convocação para posse dos concursados nesse início de ano; foi realizado com ampla divulgação o chamamento para matrículas na Educação Infantil, com ampliação no atendimento, graças ao fechamento do ensino médio, que é prioridade do Estado; as matrículas no Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano foram encerradas satisfatoriamente; com o encerramento do ensino médio no município, atendendo ao Plano Decenal Municipal de Educação e as legislações Estadual e Federal, que priorizam o ensino médio ao Estado, foi possível atender integralmente a educação infantil; para o atendimento à Educação Infantil, também foi feita parceria com Creche Evangélica Miriã, que cedeu seis salas de aula que atendem 160 crianças de zero a três anos, com funcionamento na Rua 38 com Av. 21 nº 488; estão em andamento os processos para a construção de quatro creches, sendo que uma delas está em fase final de construção; houve abertura de mais vagas para a EJA e o PEJA; foram realizadas melhorias na Cozinha Centralizada, com a instalação de uma câmara fria, para melhor acondicionamento e conservação dos alimentos perecíveis; contratação de empresa para locação de mão de obra para serviços de limpeza, manutenção e conservação nas escolas municipais; várias licitações encontram-se em andamento para a aquisição de colchões para as creches municipais; aquisição de diários de classe e capas para as escolas municipais; aquisição de material de papelaria para as escolas municipais; aquisição de pães para as escolas, creches e lanches para o CEMAP quando houver cursos de formação continuada; aquisição de material de limpeza para as escolas municipais; aquisição de recarga de gás P13, P45 e GLP para 2018; aquisição de gêneros alimentícios da Chamada Pública para merenda escolar; aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar.

Será adotada a informatização dos procedimentos administrativos e de gestão nas 20 unidades de ensino e na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, com a implantação do SISLAMI que contribuirá para a melhoria e a agilização dos trabalhos.

Além das 20 escolas do município, a secretaria tem sob sua responsabilidade o Ginásio Poliesportivo Municipal Romão, os Departamentos de Transporte Escolar, de Esporte e Lazer, a Biblioteca Municipal Senador Camilo Chaves, a Cozinha Centralizada, o Departamento de Alimentação Escolar e o CEMAP.

No Ginásio Romão, continuarão as aulas de futsal; basquete; vôlei e handebol, que já estão com todo projeto a ser desenvolvido pronto. O Departamento de Esporte e Lazer já possui os projetos elaborados, inclusive com os mais importantes eventos: Jogos Estudantis de Ituiutaba-JEI; Campeonato Amador e o PALCO, com previsão de sua primeira edição em 2018, ainda no 1º semestre; duas academias ao Ar Livre foram instaladas e serão inauguradas este mês.

Uma na área de lazer do Centro Artes e Esporte Unificados – CEU, na Praça Mário Natal Guimarães e outra na área de lazer 2 – Av. José João Dib.

A Biblioteca Municipal Senador Camilo Chaves, que oferece ao público mais vasto acervo de obras literárias, ainda mantém aulas de xadrez, literatura e redação, além de disponibilizar espaço para solenidades de premiação de concursos literários, homenagens e apresentação teatral.

O Departamento de Transporte Escolar, atende alunos das redes Estadual, Municipal e APAE, trabalhando em consonância com a COTRANSPI, que presta um serviço de qualidade, tanto na zona rural quanto na urbana, com frota de veículos equipados e com adaptações para o atendimento a alunos com necessidades especiais.

o Departamento de Alimentação Escolar, cujos alimentos são adquiridos por meio de licitação, recebe boa parcela desses alimentos da agricultura familiar e a maior parte de fornecedores que vencem a licitação.

O Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores – CEMAP já está com todos os cursos preparados dentro da Formação Continuada, preparados pelas especialistas de Educação, que também apóiam e orientam os professores, com visitas às escolas, levantamento de diagnóstico e a apresentação de soluções que eliminem deficiências e fomentem o ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral do aluno.

A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Edmar Franco Borges Paranaíba e o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Marcelino Franco de Moura, idealizaram um projeto que será enviado às escolas municipais como subsídio, para que as mesmas elaborem projetos para serem trabalhados de forma interdisciplinar.

Trata-se de projeto inspirado na CF, e que terá sua culminância no Desfile Militar de 7 de setembro. Justiça e Paz compõem o tema, mas também serão trabalhados o civismo, a tolerância, a solidariedade, a fraternidade, priorizando a formação de valores e ética, despertando nos educandos o potencial de humanização, de forma responsável e crítica.

Trabalhando de forma positiva, evidenciando os valores, estará se combatendo a violência, a exclusão, o desamor, as drogas e todos os comportamentos indesejáveis que delas se originam.

Se desse projeto surgirem outros, de acordo com a realidade de cada escola, e se forem bem trabalhados, muito será feito em favor da inclusão social, do respeito ao próximo, da valorização da diversidade social e cultural, buscando o acolhimento e o “fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas ao uso de álcool e outras drogas”, que geram a violência e outros vícios maléficos.

Foto: Ascom Ituiutaba
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR