Educação

Escola Municipal Machado de Assis em Ituiutaba novamente é destaque na OBMEP; quatro medalhas foram conquistadas

A octogenária Escola Municipal Machado de Assis – EMMA novamente é destaque entre as demais instituições de ensino de Ituiutaba, participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, edição 2018. O feito dessa vez veio com a conquista de quatro medalhas, sendo uma de prata e três de bronze. Em 2017 obteve ouro e 2016, teve alunos com prata.

“Existem razões de interesse dos alunos ao aceitarem participar da modalidade, que vão além das premiações, como medalhas e importâncias financeiras. A olimpíada é prolongamento da proposta do ensino da matemática, porque ajuda a contribuir para o raciocínio lógico dos estudantes”, opina o diretor da EMMA, Mário Calil Sobrinho.

Os alunos medalhistas na Machado de Assis foram: Zanata Rodrigues da Silva Filho (12 anos, 6º ano do Fundamental, categoria prata); Lucas Garcia Sanches Muniz (7º ano); Assis Augusto Machado (9º ano e finalista em 2016 com ouro) e Luan Dutra (9º ano e em 2016 ficou com prata). Os classificados com medalhas na versão de 2018, como ocorreu nos anos anteriores, terão a oportunidade de participarem da seleção de bolsas para o Curso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia – Campi Pontal.

O diretor da EMMA Mário Calil ressaltou ainda a necessidade de destacar o papel e a preocupação dos professores na disciplina de matemática. “São estes profissionais os responsáveis por incentivar e despertar nos alunos, o interesse em apreender e desenvolver o interesse pela olimpíada, portanto, a eles o devido mérito”, disse. Os professores de matemática dos alunos medalhistas este ano na OBMEP foram Maria Aparecida Batista Carvalho, Samir Borges Viana e Lucas Rafael.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares.

A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O anúncio dos resultados da competição com a relação dos vencedores por escola e município, ocorreu nesta quarta-feira (21) e pode ser conferido no site. A data para entrega das premiações ainda não foi anunciada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR