Educação

Feira de Iniciação Científica no Pontal do Triângulo Mineiro ocorrerá em 22 e 23 de novembro

A Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba promoverá a Feira de Iniciação Científica no Pontal do Triângulo Mineiro – FICP 2019 Ituiutaba.

A Feira de Iniciação Científica no Pontal do Triângulo Mineiro – FICP 2019 é um evento de iniciativa da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba com o objetivo de incentivar e promover a pesquisa e iniciação científica nas escolas.

O evento é gratuito e aberto a todas as escolas públicas e particulares de Ituiutaba e região e será realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2019, na Escola Estadual Antônio Souza Martins, Rua 18, nº 2444, Setor Sul, Ituiutaba—MG.

Trabalhos inscritos

Para a participação na FICP, os interessados realizaram  cadastro e  inscrições on-line, até 15/10/19 para o público em geral. As inscrições para as escolas da rede estadual ficaram abertas até 25/10/19. 

Até a data de 15/10/19 foram contabilizados 94 trabalhos avulsos aprovados, nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio, EJA e Ensino Profissionalizante.

O formulário de inscrição e a  lista com os trabalhos participantes pode ser acessada através da página: 
https://feictrim.blogspot.com/

A importância da Pesquisa e Iniciação Científica nas escolas

Visando a formação integral,  é importante que as escolas se utilizem da pesquisa e iniciação científica para desenvolver habilidades de pensamento crítico, raciocínio lógico, análise e comparações, criatividade, curiosidade, entre outras.

Estas habilidades contribuem para a construção do conhecimento,  possibilita aos estudantes exercer o protagonismo e traz motivação para que realizem atividades que irão contribuir para seu desenvolvimento pessoal e também da sociedade em que vivem.

É papel da escola e dos educadores fornecer oportunidades e ferramentas para que as iniciativas e ideias dos estudantes sejam transformadas em pesquisas e projetos, possibilitando que a teoria da sala de aula seja colocada em prática na vida dos estudantes e da comunidade escolar.

Intercâmbio cultural

A FICP é uma oportunidade de promover o intercâmbio cultural .

Cada escola tem seu próprio contexto cultural e social e portanto, cada trabalho apresentado possui informações e perspectivas diferentes, que levarão os participantes a compartilhar suas experiências e promover a ampliação dos conhecimentos de estudantes, professores e comunidade escolar participantes.

Mais Lidas

To Top