Educação

IFTM lança processo seletivo 2019/01; cursos técnicos são oferecidos em Ituiutaba e na região

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza novo processo seletivo para vagas de cursos técnicos, idiomas e pós-graduações para início no 1º semestre de 2019.

Para os cursos técnicos, são ofertadas 1739 vagas, distribuídas em pelo menos 17 cursos técnicos diferentes, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio ou Concomitante, nos nove campi e um polo da instituição. Do total geral de vagas, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 1º de outubro a 21 de novembro por meio da página de ingresso da instituição. A taxa para participação no processo seletivo é de R$30, mas quem não puder arcar com esse valor, pode solicitar sua isenção entre 1º e 29 de outubro. Os cursos serão oferecidos nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, no Alto Paranaíba e Ibiá.

A seleção dar-se-á por meio de prova a ser realizada no dia 9 de dezembro e contemplará questões objetivas sobre conhecimentos do Ensino Fundamental nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

Para os cursos de idiomas, são ofertadas 580 vagas de inglês, francês e espanhol. As inscrições iniciam-se no dia 1º de outubro e seguem até o dia 22 de novembro. Para participar da seleção, os interessados devem fazer inscrição também por meio da página de ingresso do IFTM, imprimir o formulário, assinar, digitalizar e enviar para o e-mail [email protected] A inscrição é gratuita.

Com relação à oferta de vagas, 40% destinam-se à comunidade interna do IFTM, ou seja, aos servidores e estudantes; 35% são voltadas para candidatos da comunidade externa; 20% aos candidatos negros, quilombolas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Só serão aceitas inscrições para o preenchimento de vagas em uma única língua/modalidade de concorrência.

A seleção será por sorteio público realizado no dia 4 de dezembro às 15 horas. O resultado definitivo será publicado em 10 de dezembro.

A partir de 1º de outubro até 21 de novembro, também estarão abertas as inscrições para o processo seletivo que visa preencher 200 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu do IFTM. As vagas são ofertadas em sete cursos, disponíveis em três unidades da instituição nas cidades de Uberlândia e Uberaba.

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página de ingresso do IFTM, preencher o formulário de inscrição e apresentar os dados solicitados. A taxa de inscrição é de R$60, mas quem não puder arcar com esse valor pode solicitar sua isenção no período entre 1º e 29 de outubro.

Mais informações na página de ingresso do IFTM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR