Educação

Inscrições do Encceja 2019 seguem até o dia 31 de maio

Iniciaram na segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada e estão interessados em obter um certificado.

Quem não concluiu o Ensino Fundamental tem que ter pelo menos 15 anos para pedir a certificação. Para pedir o diploma do Ensino Médio é preciso ser maior de 18 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Sistema Encceja até 31 de maio.

Em Quatro Pontes, auxílio para a inscrição está sendo prestado na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, junto à prefeitura, e na Escola Municipal Dona Leopoldina. Também serão ofertados cursinhos gratuitos aos munícipes inscritos, com data e local ainda a serem definidos.

As provas serão aplicadas em 25 de agosto, pela manhã e à tarde, em 611 municípios. O material de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio). Também é possível estudar por meio das provas de edições anteriores do Encceja.

Novidades

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, a principal novidade desta edição está na acessibilidade para as pessoas com deficiência. Esta é primeira vez em que o edital do exame tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O esquema de segurança durante a aplicação das provas também será mais rígido. Quem deixar aparelhos eletrônicos emitirem som durante a aplicação será eliminado e todos os lanches serão revistados antes da prova.

Quem se cadastrou para fazer a prova em 2018 e não compareceu deve justificar o motivo da ausência neste ano. Quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental ou Médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame.

Polêmica

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), sofre o risco de não ser realizado este ano após falha de segurança.

À princípio, as provas estavam marcadas para o dia 25 de agosto. A nova data da realização do exame ainda será anunciada. A inscrição é gratuita e permanece pelo site até 31 de maio. O exame já tem 730 mil inscritos, de acordo com o Ministério da Educação.

 
CONTINUAR LENDO