Educação

OAB e UFU lançam o regulamento para submissão de trabalhos no II Seminário de Direitos Culturais em Uberlândia

Interessados podem inscrever gratuitamente trabalhos científicos e artísticos de até o dia 15 de setembro. O evento será realizado em novembro deste ano

A cidade de Uberlândia-MG sediará o II Seminário de Direitos Culturais, no período de 18 a 22 de novembro de 2019, e as pessoas interessadas em apresentar os próprios trabalhos científicos e/ou artísticos culturais podem inscrevê-los até o dia 15 de setembro, por meio da plataforma Even3:https://www.even3.com.br/IIseminariodireitosculturaisuberlandia, acessível também pelos sites www.oabuberlandia.org.br e www.proexc.ufu.br.

Com a temática “Patrimônio, Cidadania e Culturalidades”, o evento tem como objetivo fomentar a discussão, o compartilhamento de ideias e a promoção da difusão dos direitos culturais, além de incentivar o estudo, a pesquisa e a análise crítica acerca dos direitos culturais no Brasil. 

Idealizado pela Comissão de Cultura da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-Uberlândia, a primeira edição do Seminário aconteceu em setembro de 2017, com a temática “O que são direitos culturais?”, e este ano o evento, que é promovido pela OAB, por meio da sua Comissão de Cultura em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da sua Diretoria de Cultura (Dicult/Proexc/UFU), conta também com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura-PMIC de Uberlândia, por meio do patrocínio das empresas Martins e Eficaz.

Segundo a presidente da Comissão de Cultura da OAB e proponente do Projeto, Katia Bizinotto, “o PMIC foi fundamental para viabilizar a segunda edição deste evento, tão importante e necessário para dar continuidade às discussões, debates, pesquisas que dizem respeito à área de interseção entre a cultura e o direito, iniciado em 2017 com a primeira edição”.

Sob a coordenação geral de Katia Bizinotto (OAB) e Alexandre Molina (Ufu), a curadoria do evento conta também com outros dois profissionais da cidade, o produtor cultural Rubem dos Reis e o arquiteto Ariel Lazzarin, que também é um dos Conselheiros do COMPHAC – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Uberlândia.

Para os coordenadores, um dos pontos altos do evento são os Comitês Temáticos, um espaço de troca, que neste ano será aberto à apresentação de trabalhos artísticos, além dos científicos. “Essa demanda surgiu de alguns membros do Comitê Científico durante a nossa primeira reunião na Ufu, o que foi muito bem aceito por todos. Os Comitês Temáticos (CTs) se constituem como espaço para os participantes compartilharem ensaios (estudos conceituais), pesquisas em andamento ou concluídas, relatos de experiência e agora também, trabalhos artísticos”, explica o Diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina.

Os Comitês Temáticos serão distribuídos em: CT1 – Direitos Culturais e a Constituição de 1988; CT2 – Patrimônio Cultural e Memória; CT3 – Democracia, Culturas e Subjetividades e CT4. Direito e Arte.  Serão aceitos até dois trabalhos por autor(a), desde que um deles seja no formato de trabalhos artísticos. As orientações para a apresentação estão no regulamento disponível no site da OAB Uberlândia e da Proexc-UFU.

Os trabalhos serão submetidos a um Comitê Científico formado por uma equipe de professores e técnicos da UFU de diversos cursos e outros convidados pela Coordenação do evento. A lista final dos trabalhos aprovados e o cronograma das apresentações serão divulgados na plataforma do evento e nos sites das instituições parceiras até o dia 15 de outubro de 2019.

“O Seminário é uma excelente oportunidade para difundir pesquisas, estudos, ideias e ações relacionadas aos direitos culturais. Uma maneira de ampliar o campo de visão e oportunizar diálogos construtivos entre diversas áreas de conhecimento”, finaliza Katia Bizinotto.

Serviço

O quê: Inscrição de trabalhos no II Seminário de Direitos Culturais de Uberlândia

Quando: 15 de agosto a 15 de setembro de 2019.

Inscrições: https://www.even3.com.br/IIseminariodireitosculturaisuberlandia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO