Educação

Professores e diretores analisam Currículo de Minas na UEMG em Ituiutaba

Com a participação de professores, educadores e servidores da rede municipal, estadual, federal, particular e representantes da sociedade, acontecerá na próxima sexta-feira (14), a partir das 7h30, no auditório do Bloco C, da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, o Encontro Municipal do Currículo Minas Gerais. 

Uma preliminar do evento realizdo pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Ituiutaba em parceria com a Superintendência Regional de Ensino – 16ª SER, ocorreu nesta terça-feira, 11, no Auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento Permanente de Professores, CEMAP. Foram abordados os principais temas e propostas que estarão sendo revistas durante o evento na UEMG.

“O currículo escolar de Minas é o que determina o que os alunos irão aprender ao longo dos anos escolares, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, em todas as disciplinas. É um importante instrumento para professores e, por isso, precisa refletir suas práticas pedagógicas, bem como as especificidades de cada escola, seus alunos e da comunidade local”, comentou a Secretaria de Educação, Edmar Paranaíba.

O movimento de elaboração curricular acontece em todo o país, impulsionados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aprovada em dezembro de 2017, a BNCC é referencial obrigatório que determina os direitos de aprendizagem dos estudantes de todo o Brasil, disciplina por disciplina.

Todas as redes, particulares e públicas estão revendo os currículos locais a luz da BNCC, e em regime de colaboração com os municípios, que podem ou não aderir ao currículo estadual. “A participação de todos em sua construção, no entanto, é fundamental para garantir a diversidade local e dar unidade, e as mesmas oportunidades de aprender o que é essencial”, recomenda a Secretária Edmar.

Em Minas Gerais, a construção do currículo também acontece em regime de colaboração e de forma participativa. A primeira versão do texto está em consulta pública e Ituiutaba irá participar organizando o Encontro Municipal do Currículo Minas com a participação de toda a comunidade tijucana.

Serviço:

Evento: Encontro Municipal do Currículo Minas

Local: Auditório Bloco C da UEMG

Horário: 7h30 entrada franca.

Contatos (34): 3271-8204 e 3271-8205 CEMAP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR