Educação

Universidade Federal de Uberlândia comemora 40 anos de federalização; veja programação em Ituiutaba

Coral da UFU reapresentará o espetáculo “Uma Ópera aos 40!" para celebrar esse marco histórico

No dia 24 de maio de 2018, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) completou 40 anos de federalização. Com a missão de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, a universidade é o espaço onde graduandos, mestrandos, doutorandos, professores e técnicos administrativos em educação realizam projetos, eventos, discussões atividades de ensino e trabalhos que chegam a ser destaques nacionais e internacionais. O conhecimento adquirido neste espaço é usado para desenvolver a sociedade de forma científica, política e social.

Para comemorar essa data tão significativa no ensino superior de Uberlândia e das cidades onde a UFU possui seus campi avançados, o Coral da UFU fará a reapresentação o espetáculo “Uma Ópera aos 40!” nos dias 04 e 05 de setembro de 2018, às 20h, no Teatro Municipal de Uberlândia, no dia 22 de setembro, às 20h, no Conservatório Estadual de Música Dr José Zoccoli Andrade em Ituiutaba e, no dia 28 de setembro, também às 20h, no Auditório da Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP) em Monte Carmelo.

O espetáculo foi concebido pela regente titular, professora Edmar Ferretti que, entre produções operísticas, missas e concertos, além de incontáveis outros eventos aqui em Uberlândia, cidades da região e de outros estados como Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, realizadas pelo Coral, faz um panorama também histórico cênico-musical que estreou no palco do Teatro Municipal de Uberlândia nos dias 9 e 10 de novembro de 2017 em comemoração, na oportunidade, dos 40 anos do Coral da UFU.

De sua primeira ópera “Cavalleria Rusticana” (Mascagni) ao debut de “Pedro Malazarte” (Guarnieri), com o compositor sentado na plateia assistindo a primeira récita de sua obra, o Coral da UFU produziu e apresentou 15 óperas em Uberlândia e região inserindo este segmento artístico na cidade.

O espetáculo “Uma Ópera aos 40!”, apresenta um verdadeiro tecido histórico-artístico-operístico de suas montagens, acrescentadas de pitadas de seu repertório popular, missas e concertos, comemorando tantas empreitadas que, como esta, são parte do Ópera no Triângulo – projeto de Edmar Ferretti, que foi a primeira a montar uma ópera em Uberlândia.

“Uma Ópera aos 40!” brinda os 40 anos de federalização da Universidade Federal de Uberlândia com a presença de artistas locais que participaram de diversas montagens operísticas, nomes conhecidos como do tenor Flávio Arciole, das sopranos Sandra Zumpano e Danielle Rocha, da mezzo-soprano Poliana Alves, da pianista, professora e produtora cultural Maria Célia Vieira, do cenógrafo Alexandre França. Também estarão presentes nomes do cenário nacional e internacional como o diretor de cena Walter Nevia, com extenso currículo operístico e responsável pelo programa da Rádio Cultura “Seguindo a Ópera”, o regente Ângelo Dias, o tenor Ulisses Montoni e a soprano Daniele Nastri, dentre outros, na cidade de Uberlândia e, para os campi avançados, contará com os coralistas e solistas acompanhados por piano, adequando o espetáculo a realidade de cada local sem perder o brilho e primor do mesmo.

Os convites serão distribuídos gratuitamente nos dias dos eventos na entrada dos locais das apresentações e, desde já, o coral conta com a presença de todos, para juntos celebrarem 40 anos deste verdadeiro patrimônio cultural da cidade de Uberlândia.

Expediente das Apresentações

UBERLÂNDIA-MG

Evento: Uma ópera aos 40!

Data: 04 e 05 de setembro de 2018

Horário: 20h

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery, Uberlândia – MG, 38405-142

ITUIUTABA-MG

Evento: Uma ópera aos 40!

Data: 22 de setembro de 2018

Horário: 20h

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

Local: Conservatório Estadual de Música Dr José Zoccoli Andrade – R. Benjamin Dias Barbosa – Universitário, Ituiutaba – MG, 38302-190

MONTE CARMELO-MG

Evento: Uma ópera aos 40!

Data: 28 de setembro de 2018

Horário: 20h

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

Local: FUCAMP – Av. Brasil Oeste, s/n – Jardim Zenith II, Monte Carmelo – MG, 38500-000

Mais informações: Diretoria de Cultura da UFU

[email protected] (34) 3291-8947

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR