Redação | Comercial

Educação

Veja como se preparar para o Enem

Agora que faltam cerca de dois meses para o Enem, é hora de se preparar para as últimas semanas de estudo intenso. Se você passou o ano inteiro enrolando e acha que não tem mais salvação, calma! A esta altura, o melhor a fazer é focar em uma estratégia que o ajude a recuperar o tempo perdido. Vale também para quem quer dar um gás nessa reta final. Confira nossas dicas:

Refaça questões de provas anteriores

A dois meses do exame, você não conseguirá revisar todo o conteúdo de cada matéria em detalhes. Por isso, concentre-se naqueles assuntos que são de praxe nas provas e costumam ser cobrados todos os anos. Refazendo as provas de edições anteriores, você conseguirá identificar os temas que se repetem.

Essa tática também é útil para verificar sua habilidade e rapidez em solucionar as questões. Peça para um amigo ou colega cronometrar o tempo que você leva resolvendo cada uma delas e, depois, compare com o tempo que você teria durante o exame.

Monte grupos de estudos

Nessa época, é natural que os professores estejam sobrecarregados com aulas e cursinhos. Por isso, uma boa saída para tirar as dúvidas é montar um grupo de estudos com os colegas. Além disso, o espírito de equipe pode dar mais motivação para essa etapa final!

Mantenha-se informado

Informações sobre acontecimentos recentes são cobradas em questões do Enem com frequência. Por isso, mantenha em dia a leitura de jornais, revistas e sites de notícias. Ler editoriais dos jornais também ajuda a formar opinião sobre alguns assuntos, o que pode ser útil na hora da redação.

Estabeleça prioridades

Na hora da revisão, foque nos pontos em que você realmente tem dificuldade. Não vale a pena tentar repassar todo o conteúdo, porque o tempo já está escasso. Estabeleça suas prioridades. O que você ainda precisa treinar? O que já sabe na ponta da língua? Eleja alguns tópicos e concentre-se neles.

Vale a pena também preparar um cronograma de atividades para estas últimas semanas, incluindo todas as tarefas que você fará em cada dia, os momentos de descanso e de lazer. Isso evita que você perca o controle sobre seus horários ou que fique muito tempo dedicando-se a uma mesma matéria, por exemplo.

Escape das festas (pelo menos por enquanto)

Seu corpo e sua mente precisam de descanso para assimilar os conteúdos. Exagerar em uma festa ou permanecer acordado a noite inteira deixará você cansado, o que prejudica as horas de estudo do dia seguinte. Pelo menos por enquanto, evite os programas agitados.

Isso não significa abrir mão de todos os momentos de lazer. Assista a um filme, escute música, leia livros por distração. Lembre-se também de manter uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos. Relaxar a mente é a melhor maneira de estar descansado para o exame.

Gostou das dicas? Agora é só aguentar firme, focar nos estudos e mandar bem na prova!

(Via Educa Mais)

Tags:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR