Especial Publicitário

Há relação entre Obesidade e Câncer?

No Brasil, são mais de 400 mil casos de câncer diagnosticados a cada ano. Entre eles, cerca de 15 mil podem ser atribuídos às complicações decorrentes do excesso de peso.

Tipos de câncer causados pela obesidade: câncer de mama (pós-menopausa), câncer de cólon e reto, câncer do corpo do útero, câncer da vesícula biliar, câncer de rim, câncer de fígado, mieloma múltiplo, câncer de esôfago, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de próstata, câncer de estômago, câncer de tireoide.

A obesidade é o segundo principal fator de risco para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo. A obesidade aumenta o número de inflamações e da quantidade de insulina do organismo, que estimulam a multiplicação celular e o surgimento de tumores. Além disso, o excesso de gordura no organismo também pode alterar a produção de hormônios, que também pode aumentar o risco de câncer. Por exemplo, a obesidade pode influenciar o surgimento do câncer de mama por alterar a quantidade de estrogênio produzido pelo organismo. Após a menopausa, as os ovários deixam de produzir esse hormônio e o tecido adiposo passa a ser a fonte de estrogênio do organismo. O aumento do nível desse hormônio nessa fase da vida da mulher pode causar o câncer de mama.

Para os homens, a obesidade pode diminuir a produção do hormônio testosterona e isso pode influenciar no surgimento do câncer de próstata. Já o aumento na produção de insulina causado pelo excesso de peso pode estar relacionado ao aparecimento do câncer de cólon e reto.

O aumento da pressão arterial, também causada pela obesidade, também pode aumentar os riscos de câncer no rim. E o histórico de refluxo gastresofágico, comum em pessoas obesas, também pode aumentar a chance de câncer se esôfago.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência de excesso de peso corporal na população adulta aumentou de 42,6%, em 2006, para 53,8%, em 2016. Isso quer dizer que, atualmente, mais da metade dos adultos brasileiros está acima do peso. Para 2025, a previsão é que cerca de 19 mil casos de câncer em mulheres e 15 mil casos em homens serão causados por excesso de peso e obesidade.

Um quadro preocupante, ainda mais se observarmos que cada vez mais os brasileiros estão trocando alimentos frescos e formas tradicionais de preparo das refeições por alimentos processados e ultraprocessados.

Diante do avanço da obesidade, e do consequente aumento nos casos de câncer causados pelo excesso de peso, é necessário um esforço maior nas ações de prevenção por parte do sistema de saúde.

Dra. Kenia Guimarães – Nutrologia

CRM/MG: 75874

Tratamento da obesidade e práticas esportivas – Consultório Viver, Avenida 19, n° 1764, Centro. Telefone: (34) 3262-3785 – Ituiutaba/MG.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top