Especial Publicitário

Você sabe a validade dos pneus de seu veículo? Veja orientações do CFC Ana Paula

A durabilidade do pneu é sujeita a chuvas e trovoadas pois nenhum fabricante declara oficialmente durante quantos anos ele pode ser utilizado sem perigo. Mas, há um consenso de que sua validade seja de cinco a seis anos. Pois qualquer composto de borracha se oxida desde que esteja em contato com a atmosfera.

Em busca de detalhes sobre o assunto, o Pontal em Foco procurou profissionais do Centro de Formação de Condutores – CFC Ana Paula para obter mais informações.

De acordo com os instrutores, é muito importante para a segurança dos motoristas saber se os pneus dos veículos estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados. A explicação é que a borracha, com o passar do tempo, começa a ressecar, deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens.

Conforme a orientação dos profissionais, para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca (veja na foto acima). Os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que os pneus foram fabricados. No caso do exemplo, o pneu foi fabricado na 33ª semana do ano de 2015.

Assim, ultrapassado o tempo de validade, ou seja, cinco a seis anos no máximo da data de fabricação dos pneus de seu carro, é necessário trocá-los.

Um conselho aos proprietários de veículos é para que fiquem atentos a essa data, também, quando forem adquirir pneus novos. Pode ser que, na hora de comprar, um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade. É importante estar atento também ao estepe. Mesmo sem ter sido usado, depois de cinco anos ele também deve ser trocado!

Para mais informações os tijucanos podem se dirigir ao Centro de Formação de Condutores – CFC Ana Paula, situado na esquina da Rua 24 com Avenida 19, n° 1266, no Centro.

Para conhecer mais sobre o CFC acesse a página no Facebook, ligue: (34) 3261-2462 ou fale via WhatsApp (34) 99973-6646.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR