Esportes

Alunos-atletas mineiros participam de uma das maiores competições escolares do mundo

Na Gymnasiade, participam os melhores alunos-atletas de cada país (Foto: Alexandra Alves)
Ao todo, 16 alunos mineiros participam da competição que está sendo realizada em Marrakesh, no Marrocos, até o dia 9/5. Até o momento, o Brasil faturou 55 medalhas, sendo sete de atletas mineiros

Minas Gerais marca presença na Gymnasiade, mundial escolar que reúne os melhores atletas de 58 países entre 15 e 18 anos. O Brasil conta com a maior delegação participante do evento, são 278 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes do desporto escolar. Por Minas Gerais, participam da competição 16 alunos-atletas, sendo nove da rede estadual e os demais da rede particular de ensino, além de dois técnicos, que são professores da rede estadual. A competição, que teve início no dia 2 de maio, termina nesta quarta-feira (9/5).

Até o último balanço divulgado, no domingo (6/5), o Brasil já havia conquistado 55 medalhas, sendo 19 de ouros, 16 de prata e 20 de bronze. Do total de medalhas, sete foram conquistadas por alunos-atletas mineiros.

A atleta Rafaela Cristine, aluna da Escola Estadual Francisco Escobar, em Poços de Caldas, faturou medalha de bronze no lançamento do disco. Thaís Michele, aluna da Escola Estadual Padre Menezes, em Lagoa Santa, também conquistou medalha de bronze no revezamento medley.

Já o estudante Mateus Camilo, da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, em Belo Horizonte, faturou medalha de prata na barra fixa e na competição por equipe. Os estudantes mineiros conquistaram ainda duas medalhas na natação (um de ouro e uma de bronze), e ouro na ginástica rítmica.

Confira aqui a lista completa dos alunos atletas que participam da Gymnasiade.

Gymnasiade

A Gymnasiade, ou, em português, a Gimnasíada, é uma competição organizada de quatro em quatro anos pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), que foi criada em 1974, com a primeira edição realizada em Wiesbaden, na Alemanha.

Inicialmente, no programa constavam apenas as modalidades de natação e ginástica, com o atletismo incluído em 1976. A prova que se realizava de dois em dois anos até 1990 conta agora com oito modalidades no programa: natação; ginástica aeróbica, artística e rítmica; atletismo; judô; karatê e xadrez.

Na Gymnasiade, prova que também é conhecida como Jogos Mundiais Escolares, participam os melhores alunos-atletas de cada país, com idades entre os 13 e os 17 anos, e que resultam do trabalho feito pelo Desporto Escolar em cada escola de cada país.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR