Esportes

Esporte da UFU está entre 20 melhores do país

Futebol de campo foi um dos destaques da UFU nas competições da CBDU (Foto: Diesu)
Rendimento da universidade se destaca no Troféu Eficiência, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conseguiu o seu melhor desempenho já registrado no ranking do “Troféu Eficiência”, divulgado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Dessa vez, a universidade ascendeu à 19ª posição geral entre as 238 Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, sendo a 7ª colocada entre as instituições públicas e a 1ª colocada de Minas Gerais.

O resultado do “Troféu Eficiência” é divulgado pela CBDU ao fim de cada ano e a premiação divide-se em duas modalidades: os prêmios “Luizão” e “Felipe Luna”, que contemplam as IESs e Federações Universitárias Estaduais (FUEs) respectivamente. O objetivo da premiação é incentivar a participação, de forma qualitativa e quantitativa, nas competições que integram o calendário da CBDU, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a Liga Desportiva Universitária (LDU), por exemplo.

As instituições pontuam tanto pela participação, quanto pelo rendimento nos diferentes eventos. As cinco mais bem colocadas em cada modalidade recebem a premiação numa confraternização denominada “Festa dos Melhores do Ano”, que nesse ano acontece 14 de março, em Brasília.

Segundo o diretor de Qualidade de Vida do Estudante, Claúdio Barbosa, o bom desempenho da UFU se deve ao trabalho realizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) e pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), que ao longo do ano vem apoiando os atletas  e viabilizando melhores condições de treinamento dentro dos campi da universidade e através da concessão de  auxílios com transporte, hospedagem e alimentação para as competições.

Barbosa afirma ainda, que apesar do bom resultado obtido em 2017, o corte de verbas para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), responsável pelo financiamento do esporte dentro da UFU,  pode comprometer a participação da universidade em 2018. No entanto a instituição estuda novas fontes  de financiamento e garante manter a estrutura que ampara os atletas.

Confira o calendário das competições de 2018: www.cbdu.org.br/calendario-2018/

Fonte: Comunica UFU

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO