Redação | Comercial

Meio Ambiente

Em menos de dois meses, mais de 500 árvores são plantadas em Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia reforçou o plantio de árvores no período chuvoso, época mais adequada para garantir a sobrevivência das novas plantas. Desde a segunda quinzena de novembro de 2017, estão sendo plantadas mais de 500 mudas em várias regiões da cidade, superando as quase 300 supressões feitas no ano passado. A expectativa é continuar o serviço durante este primeiro trimestre, atingindo a quantidade de mil novas árvores plantadas.

 

Nesta quarta-feira (3), foi finalizado o plantio de 47 mudas de espécies típicas do Cerrado, como ipês e flamboyants, no canteiro central da avenida Nicomedes Alves dos Santos, no bairro Morada da Colina (região Sul). Simultaneamente, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico começaram a plantar 44 árvores na avenida Sacadura Cabral, no bairro Jardim Ipanema (região Leste). A próxima via pública a receber a intervenção será a Aldo Borges Leão, no bairro Morada Nova (região Oeste), onde serão plantadas mais 60 árvores.

 

“Os plantios ocorrem principalmente onde foram suprimidas algumas árvores. Também estamos respeitando os biomas de cada local e fazendo plantios de espécies mais adequadas”, explicou o assessor técnico de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula. Ele destacou que também foram plantadas mudas no Parque Victório Siquierolli (120), bairro Morumbi (80), Residencial Pequis (160) e nas proximidades do Uberlândia Tênis Clube (5).

 

Podas garantem mais segurança para a população

Constantemente, a Secretaria de Meio Ambiente realiza análises técnicas em arvores da cidade para observar as suas situações fitossanitárias. Trata-se de uma equipe composta por profissionais de diferentes especializações, como agrônomos e engenheiros ambientais. O principal objetivo do trabalho é aliar o bem-estar dos vegetais à segurança da população.

 

Somente em último caso, diante de riscos de quedas e outros problemas, são feitas as supressões. Geralmente, a alternativa mais praticada é a poda, que traz benefícios à sociedade e também aumenta o tempo médio de vida da planta. Em 2017, foram feitas podas em mais de cinco mil árvores, garantindo mais segurança e melhor iluminação nas áreas públicas.

 

Horto produziu mais de cem mil mudas em 2017

Outro benefício oferecido à população pela Secretaria de Meio Ambiente é a doação de mudas de árvores. Em 2017 o Horto Municipal produziu mais cem mil mudas paisagísticas, para uso do Município, e frutíferas, para o serviço público e a população.

 

Quem deseja receber mudas deve se dirigir ao Horto, que fica na avenida Benjamim Magalhães, s/n, no bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 16h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO