Redação | Comercial

Meio Ambiente

Meio Ambiente de Uberlândia inicia plantio de mais de 160 mudas

Foto: Araípedes Luz

Educar para cuidar do lugar onde se vive. É com essa premissa que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico colocou em prática mais uma iniciativa com o intuito de recuperar a área verde e reforçar ainda mais a consciência ambiental em Uberlândia. Nesta quarta-feira (20), diversas famílias foram mobilizadas para o plantio de mais de 160 mudas no Residencial Pequis.

 

Ao todo, 164 mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado foram plantadas, incluindo espécies como jambo, pitanga, cajá-manga, jacarandá e ipês no entorno do campo de futebol na rua Tapiti e na Área de Preservação Ambiental nas imediações. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Dorovaldo Rodrigues Júnior, a iniciativa vai muito além da ampliação da arborização do município.

 

“O mais importante é começarmos a redescobrir Uberlândia, entender as necessidades de cada localidade. É algo que iniciamos em fevereiro deste ano, ressemeando as sementes através do empenho do Horto Municipal e desenvolvendo mudas de espécies diferentes para os diversos tipos de solo das regiões da cidade. No Pequis, embora já tenha uma vegetação natural, nossa contribuição á para criar um diferencial, mostrar a importância disso para as famílias e incentivar a sensibilização em prol da preservação, principalmente das crianças. Precisamos cuidar e educar, pois elas serão as multiplicadoras dessa mentalidade”, destacou.

Protagonistas

 

Com o apoio das equipes da secretaria, as famílias do residencial tiveram a oportunidade de plantar as mudas doadas pelo Horto Municipal, sob o compromisso de ajudar a zelar pelo espaço e cuidar de cada planta. Algo que surgiu como uma novidade para alguns moradores, como Carlos Eduardo Fonseca Fernandes. Aos nove anos, ele enalteceu a nova experiência.

 

“Nunca tinha feito isso antes e gostei bastante de fazer perto de casa. Sem as árvores, não teria como respirar e nosso ar ficaria muito poluído. Adorei fazer parte disso junto com a minha família e meus amigos. É uma vida que está nascendo e também estamos ajudando nosso meio ambiente”, relatou.

Presente

 

No próximo sábado (23), o Residencial Pequis completa um ano. Por isso, a presidente da Associação de Moradores do bairro, Eugênia Maria de Oliveira Cruz, classificou a iniciativa desta quarta-feira como um presente de Natal e aniversário às 3.200 famílias que residem no local.

 

“É muito gratificante poder receber tantas mudas de plantas. Estamos dando uma nova cara para o bairro, pensando a longo prazo. Hoje é apenas o plantio para no futuro colhermos os frutos disso, literalmente. Considero essa ação um presente para os moradores. É pensar no coletivo, naquilo que é importante para toda a comunidade, que deverá ajudar para usufruir disso depois”, afirmou.

 

Próximos destinos

 

As ações ainda continuam no residencial Pequis, com seis novos pontos a serem contemplados, totalizando mais de 200 mudas. Além do bairro, espaços como a praça Morumbi, Praça de Esportes (antigo UTC) e Parque Municipal Victório Siquierolli já receberam a iniciativa. O próximo destino será a avenida Nicomedes Alves dos Santos, no bairro Morada da Colina, zona sul do município, que se tornará abrigo de 60 novas mudas ainda nesta semana.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO