Redação | Comercial

Meio Ambiente

Replantio de árvores é intensificado em Uberlândia

Foto: Marcos Crepaldi

Depois de realizar o plantio de 110 mudas no Parque Municipal Victório Siquierolli, na última semana, a Prefeitura Municipal vai intensificar as ações para promover o replantio de árvores em espaços públicos de Uberlândia. As atividades integram a programação para recuperar a área verde do município sem comprometer a segurança da população, conferindo o cultivo de espécies adequadas para cada local.

O trabalho continuará a partir das 9h desta quarta-feira (6), quando cinco pitangueiras serão plantadas em frente à Praça de Esportes Minas Gerais (antigo Uberlândia Tênis Clube – UTC). Em caráter preventivo, profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico tiveram que suprimir antigos exemplares que estavam com a estrutura comprometida pela ação de fungos e cupins.

Ação conjunta

Desde o início do período chuvoso, mais de 20 árvores sofreram quedas em decorrência de condições. Muito dessa situação se deve ao plantio de espécies inadequadas para o setor urbano. Por isso, a secretaria realiza monitoramentos periódicos de uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, geógrafos, engenheiros agrônomos e técnicos da prefeitura. Foi o caso da retirada de árvores que estavam condenadas nas imediações da Praça de Esportes (antigo UTC), conforme explica assessor da secretaria de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula.

“No antigo UTC, eram espécies que foram plantadas irregularmente. Por conta disso, apresentavam precárias condições, que comprometiam a segurança das pessoas que passavam pelo local com o risco de cair. É importante ressaltar que toda ação, seja retirada ou poda preventiva, é realizada a partir de uma análise técnica dos profissionais para avaliar as condições da árvore e, mediante estudo, fazer a substituição”, contou.

Mais árvores, menos transtornos

A ação de plantio, ainda segundo o assessor da secretaria, integra uma programação já prevista e elaborada ao longo de todo o ano para recuperar a área verde do município e a arborização do espaço público. Isso ao mesmo tempo em que se garante a distância segura para crescimento das copas das árvores em relação à fiação elétrica, sem comprometer o fluxo e a segurança das pessoas. Além do UTC, outro local a receber o replantio de árvores será o residencial Pequis.

“Seguimos nosso cronograma normal. O objetivo é que toda a cidade seja contemplada com as ações para repovoamento de árvores, com uma atenção especial às praças e parques. Na semana que vem, faremos o plantio de mais de 100 mudas no residencial Pequis. Os técnicos do Horto Municipal já foram até a área e verificaram as espécies apropriadas para o setor”, completou Anderson.

Foto: Marcos Crepaldi

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR