Redação | Comercial

Meio Ambiente

Semana Municipal Lixo Zero será realizada em Ituiutaba

De acordo com a nova Lei 4.520 de 14 de setembro de 2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Fued Dib; Ituiutaba, assim como outras cidades brasileiras, passa a ter a obrigação anual de realizar a “Semana Municipal Lixo Zero”. E a primeira já está sendo organizada e acompanhada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela equipe da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero.

A Semana Municipal Lixo Zero já é uma realidade em diversas cidades do Brasil, como Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. No caso de Ituiutaba, a programação está prevista para acontecer na última semana de outubro. Escolas, empresas ou entidades interessadas em participar, na forma de economizar o uso de sacolas plásticas ou fazendo oficinas de compostagem, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (34) 3271.8154.

Para Alice Drummond, da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, e colaboradora da Secretaria de Meio Ambiente, a“Semana Municipal Lixo Zero é realizada como instrumento de política socioambiental e objetiva fomentar a discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, iniciativa privada e população em geral”.

São também objetivos da Semana o fomento à economia solidária e a inclusão social; proposições de soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; a promoção de ações educativas e de conscientização sobre a temática além do incentivo ao consumo consciente.

A fim de que se torne realidade e que possibilite a realização dos objetivos acima, a Semana Municipal Lixo Zero deve proporcionar a realização de palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do Município e disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.

Professores, empresários e cidadão, que têm uma ideia ou que têm uma ação ou programa cujos objetivos se identificam com a cultura e o conceito lixo zero, deve entrar em contato pelo e-mail: lixozeroitba@gmail.com.

O site da Plataforma é o www.plataformaituiutabalixozero.wordpress.com e o facebook: www.facebook.com/plataformaituiutabalixozero

(Via Ascom Prefeitura)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUAR LENDO

CLOSE
FECHAR