Redação | Comercial
Saúde

Município apresenta risco de surto de dengue

O levantamento recente realizado pela Secretaria Municipal de Saúde colocou Ituiutaba em risco de surto de dengue, devido à grande quantidade de larvas encontradas nas residências. O resultado da medição apontou para o índice de 6% de infestação, bem acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde, que é de 1%.

Na avaliação anterior, realizada em janeiro, o índice já se encontrava em 4,5%, ou seja, em estado de alerta para dengue. O LIRAa é um mapeamento rápido do índice de infestação por Aedes aegypti feito, que pesquisa e identifica os criadouros e a situação do município. O índice, no caso de 6%, significa que a cada 100 imóveis verificados, 6 conta com a presença da larva do mosquito transmissor da dengue.

O secretário municipal de saúde, Elias Hércules, alerta que 80% dos criadouros do mosquito foram encontrados dentro dos imóveis. “Ou seja, é preciso que a população esteja atenta e elimine os focos de mosquito que estão dentro de suas residências”, ressalta.

Conforme o Secretário, entre as medidas de contenção do mosquito, está o mutirão contra a dengue que deverá começar na próxima semana. “Caminhões irão percorrer bairros para coletar lixos e entulhos. Mas vale ressaltar que ninguém vai entrar dentro das residências. O morador deve limpar o seu terreno e colocar o lixo na porta da sua casa para podermos recolher”, disse ele.

O mutirão começará pelo bairro Jerônimo Mendonça que, no LIRAa anterior, foi o que apresentou maior índice de infestação. Dessa vez, o Centro, o Novo Tempo e o Setor Norte foram os que apresentaram situação mais crítica.

Outra medida anunciada pelo secretário, é o treinamento dos agentes de endemias que passaram no processo seletivo. “Hoje temos 36 agentes e mais 30 que estão em treinamento para iniciarem o trabalho já na próxima semana”, garantiu.

Febre amarela

Na semana passada, no Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, foi confirmada febre amarela para o macaco que foi encontrado morto no bairro Satélite Andradina. O Secretário Municipal de Saúde, Elias, disse que é importante que a população procure um dos 11 postos de vacinação para se prevenir. “Em janeiro, apenas 48% da população estava imunizada. Hoje, a cobertura vacinal já alcança 60% da população”, disse.

Ele anunciou que serão criadas mais quatro equipes de agentes da saúde que irão percorrer casas do Satélite Andradina para vacinar a população.

(Jaqueline Barbosa)

Jaqueline Barbosa

Jornalista tijucana, com formação em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo na Universidade de Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.