Ocorrências

Após capinar, homem coloca fogo em vegetação e causa incêndio de grandes proporções em local próximo de Ituiutaba

A Polícia Militar de Meio Ambiente em Ituiutaba no início da tarde desta sexta-feira, 11, identificou uma grande coluna de fumaça, próximo da cidade e às margens da rodovia BR-365.

De acordo com a PM, até o momento 112 hectares foram queimados, lembrando que cada hectare equivale a 10.000 metros quadrados. Para melhor entendimento, a área equivale aproximadamente ao tamanho de 112 campos de futebol.

Ao chegar ao local, os militares depararam com um incêndio florestal em andamento, o qual já havia queimando áreas de pastagens, cerrado e cana de açúcar. Ainda não se sabe precisar com exatidão a área atingida pelo fogo.

Foram feitos levantamentos e identificada a autoria do incêndio florestal, sendo que e durante rastreamentos foi localizado o autor em outra propriedade rural a cerca de 40 quilômetros da cidade Ituiutaba.

O combate ao incêndio florestal está sendo feito por brigadistas de empresas que plantam cana-de-açúcar na propriedade e região, bem como do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O incêndio florestal se iniciou depois do uso do fogo para queimar a vegetação que havia sido capinada, próximo da sede de um imóvel rural. Devido aos fortes ventos o fogo se alastrou rapidamente.

O incêndio florestal produziu grande quantidade fumaça e fuligem, sendo que a coluna de fumaça podia ser vista a vários quilômetros de distância. Felizmente, nenhuma pessoa saiu ferida.

A autor de 50 anos de idade foi preso em flagrante delito por provocar incêndio florestal,conforme descrito no artigo 41 da Lei Federal 9605/98, “Lei dos Crimes Ambientais”, com previsão de pena de reclusão de 2 a 4 anos, e encaminhado para Delegacia da Polícia Civil  da cidade de Ituiutaba, para providências de Polícia Judiciária.

Além disso, o autor está sujeito às penalidades administrativas e a obrigação de reparar o dano ambiental.

Foto: PM de Meio Ambiente
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top